Quantos países existem no mundo

Quantos países existem no mundo
Imagem: althistory.wikia.com

Alguma vez você se perguntou quantos países existem no mundo? São tantas as culturas e idiomas diferentes e as diferentes paisagens que compõem a terra, que é normal querer saber quantas nações formam nosso planeta. Além disso, se você se propõe a percorrer o mundo viajando, o primeiro passo é saber todos os lugares que faltam visitar; por isso em umComo.com.br explicamos-lhe quantos países existem no mundo e como estão distribuídos.

Passos a seguir:
1

Se você se pergunta quantos países existem no mundo a resposta é 194 nações segundo os dados da ONU para 2014. Estes países encontram-se distribuídos nos 5 continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania.

2

A África é o continente com mais países, figurando com 54 nações das 194 que compõem o planeta. A Argélia é o maior país da África, enquanto Seychelles, um grupo de ilhas localizado no oceano Índico, é considerada a menor nação deste continente.

3

A Europa é o segundo continente com mais nações, figurando com 50 países dos quais 7 compartilham também o continente da Ásia. O maior país da Europa e também da Ásia, já que está em ambos os territórios é a Rússia, enquanto O Vaticano é a menor nação deste continente e do mundo.

4

A este continente segue a Ásia com 48 dos 194 países do mundo. No entanto, a este número há que tirar 7, pois lembremos que são 7 as nações que estão compartilhadas também com a Europa. O menor país da Ásia são as Maldivas, umas ilhas localizadas no oceano Índico.

5

A América, o novo continente, conta com 35 nações, a maior é o Canadá, enquanto a menor é São Cristóvão e Nevis, duas ilhas unidas localizadas nas Antilhas.

6

Por último encontra-se a Oceania com 14 países dos 194 do mundo. O maior país deste continente é a Austrália enquanto o de menor extensão é Nauru, que também é considerada a menor ilha do mundo.

Leitura complementar: Qual é o país mais povoado do mundo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos países existem no mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.