Geografia

O Brasil possui quantos fusos horários?

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 26 julho 2023
O Brasil possui quantos fusos horários?

"Em Brasília, meio-dia". Quem nunca ouviu um jornalista na rádio ou na TV informando as horas, indicando também o local? Já parou para se perguntar o por quê? Acontece que muita gente não sabe, ou pelo menos nunca se deu conta, mas no Brasil nós temos diferentes fusos horários. Isto é, não temos o mesmo horário em todas as partes do país.

Mas você sabe quais eles são e quais partes do país têm horários diferentes? Se ainda não sabe, neste novo artigo do umCOMO vamos responder a pergunta: o Brasil possui quantos fusos horários? e vamos explicar quais são eles.

Índice

  1. Fusos horários do Brasil
  2. Horário do Acre: por que tem duas horas a menos que Brasília?
  3. Quais são os 4 fusos do Brasil: mapa
  4. Hora oficial do Brasil

Fusos horários do Brasil

Já ouviu dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais? Esta extensão é o motivo pelo qual estamos em diferentes fusos horários mesmo estando dentro do mesmo país. Já que a iluminação do sol e a sucessão dos dias e das noites ocorre de maneiras diferentes em distintas partes do Brasil.

Mas, afinal, quantos fusos horários o Brasil possui? A resposta desta pergunta é quatro. Os 4 fusos do Brasil são:

  • Horário padrão de Fernando de Noronha (GMT-2)
  • Horário padrão de Brasília (GMT-3)
  • Horário padrão do Amazonas (GMT-4)
  • Horário padrão do Acre (GMT-5)

Na prática estes números significam que o Acre estará, respectivamente, a 3 horas menos que em Fernando de Noronha, 2 horas menos que em Brasília e 1 hora menos que no Amazonas e nós vamos te explicar o porquê.

Horário do Acre: por que tem duas horas a menos que Brasília?

Muita gente se questiona por que o Acre tem duas horas de diferença em relação ao Sudeste ou a Brasília, por exemplo. Na lista dos quatro fusos do Brasil, você pode observar que ao lado de cada um consta: GMT um sinal de menos e um número. Este número significa quantas horas menos o fuso está em relação a GMT. Mas, o que isso quer dizer?

O que é GMT

Em inglês, GMT significa Greenwich Mean Time, isto é, Tempo Médio de Greenwich. O meridiano de Greenwich, localizado a sudeste de Londres, divide o globo em ocidente e oriente, e nele está o GMT 0. As localidades que estão a oeste de Greenwich (ocidente) apresentarão horário com sinal de menos junto da quantidade de horas a menos que está em relação a ele. Já as localidades que estão a leste (oriente), tem horas a mais em relação a Greenwich e são representadas pelo sinal positivo.

Como você pôde observar, os fusos do Brasil são representados pelo sinal de menos, o que significa que estamos a oeste de Greenwich, sendo que Fernando de Noronha está a duas horas menos, Brasília três, Amazonas, quatro e Acre, cinco.

O Brasil possui quantos fusos horários? - Horário do Acre: por que tem duas horas a menos que Brasília?
Imagem: Reprodução/Wikipédia

Quais são os 4 fusos do Brasil: mapa

Os fusos horários do Brasil são padronizados por estas localidades citadas, mas como saber que horas são em cada estado do país de acordo com esta divisão?

  • Primeiro fuso (GMT-2): no horário oficial de Fernando de Noronha estão inseridos, além desta ilha, outros arquipélagos brasileiros, como, por exemplo, o atol das rocas.
  • Segundo fuso (GMT-3): este fuso engloba o maior número de estados do país. Estão inseridos nele todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados do Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
  • Terceiro fuso (GMT-4): estão os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da maior parte do Amazonas.
  • Quarto fuso (GMT-5): no horário oficial do Acre, está inserido além deste estado, uma pequena parcela do Amazonas.

Nada melhor para entender que uma representação visual. Aqui abaixo você pode conferir o mapa do fuso horário do Brasil para não ter mais dúvidas.

O Brasil possui quantos fusos horários? - Quais são os 4 fusos do Brasil: mapa

Hora oficial do Brasil

Com quatro fusos, como podemos saber qual é o horário considerado oficial do Brasil? O horário oficial do Brasil, também conhecido como horário de Brasília, é o GMT-3.

Horário de verão

Até 2019, o Brasil tinha o horário de verão. De outubro a fevereiro, os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul acrescentavam uma hora aos seus relógios e isso era importante a ser considerado já que nesses meses sua diferença para os fusos mais a oeste aumentavam e para leste diminuíam.

O Brasil sempre teve quatro fusos?

Nos primórdios do nosso país, apenas um fuso horário cobria todo o nosso território. Porém, no ano de 1913, o decreto de lei 2.784 instaurou os quatro fusos horários no Brasil e assim permaneceu até o ano de 2008. Porém, entre 2008 e 2013, o Brasil passou por um período com apenas três fusos, graças a uma proposta do Senado, que passou pela Câmara e foi sancionada pelo então presidente Lula.

Na mudança, o fuso eliminado neste período foi o GMT-5, que foi incorporado ao GMT-4, e também o Pará, que estava dividido entre GMT-3 e GMT-4, passou a ser incorporado completamente ao segundo fuso, isto é, ao GMT-3. Em 2013, o GMT-5 voltou a fazer parte dos fusos do Brasil, após plebiscito, porém o Pará foi mantido integralmente no GMT-2.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O Brasil possui quantos fusos horários?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • Mundo Educação. A mudança dos fusos horários do Brasil. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-mudancas-dos-fusos-horarios-no-brasil.htm> Acesso em: 04 de abril de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Wikipédia
1 de 3
O Brasil possui quantos fusos horários?