Quanto mede um hectare? Medidas e equivalências

Quanto mede um hectare? Medidas e equivalências

Em "O Castelo", clássico de Franz Kafka escrito em 1922, o personagem principal, Joseph K., é um agrimensor. Seu trabalho é medir as áreas de propriedades rurais. Na trama de Kafka, datada do início do século passado, esse trabalho era realizado através de dias e com muito estudo. Hoje em dia, com a tecnologia dos satélites, a agrimensura ficou bem mais simples e tecnológica. E essa área do conhecimento possui suas medidas específicas para delimitar os espaços agrários. Hoje falaremos um pouquinho das unidades de medidas utilizadas para propriedades rurais. A principal pergunta a ser respondida é "Quanto mede um hectare?", mas aqui em umCOMO iremos te explicar isso e mais algumas outras medidas agrárias. Continue lendo para saber mais!

Quanto metros tem 1 hectare de terra?

Primeiramente, é importante notar que as medidas agrárias utilizadas no Brasil equivalem a medidas em metros e são as reconhecidas pelo SI (Sistema Internacional de Unidades). Um hectare de terra é equivalente a um hectômetro quadrado. No entanto, como muitas pessoas não se lembram qual é o valor de um hectômetro, lembramos que um hectômetro quadrado equivale a 10 mil metros quadrados.

1 hectare é um terreno que, hipoteticamente em um quadrilátero equilátero, possuiria 100 metros por 100 metros. É um grande pedaço de terra. No entanto, não é realmente muito grande. O maior pedaço de terra no Brasil possui cerca de 340 mil hectares, o que dá cerca de 3400 mil quilômetros quadrados. É um latifúndio destinado a agricultura e uma das maiores plantações e propriedades rurais de todo o mundo, localizada na cidade baiana de Formosa do Rio Preto.1

Quanto mede um alqueire de terra?

Um alqueire de terra equivale a 2,42 hectares. Mas isso somente no estado de São Paulo. Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em Goiás ou em qualquer outro estado da nação, o alqueire equivale a 4,84 hectares, ou seja, o dobro da medida supracitada. Se estamos então falando de metros quadrados, um alqueire de terra tem cerca de 24.200 metros quadrados no estado paulista e 48.400 metros quadrados. Fazendo um cálculo reverso, um hectare equivale a 0,4132 alqueires paulistas e a 0,2066 alqueires mineiros. No entanto, é importante que saber quanto mede um alqueire de terra é tão útil quanto saber quanto mede um hectare de terra, tendo em vista que essas medidas são comumente utilizadas pelos agricultores e donos de propriedades rurais na hora de descrever zonas agrárias. Esses são os valores de quanto mede um alqueire de terra.

Quanto mede um are?

Um are equivale a um centésimo de hectare. Ou mais simplificadamente, podemos dizer que o are equivale a 100 metros quadrados. É muito raro dizer que uma grande propriedade rural possui medida em ares. Essa medida é mais utilizada para pequenas chácaras e também para áreas urbanas, mas apenas em casos mais raros. Uma propriedade com 320 metros quadrados, por exemplo, teria sua medida, em conversão para ares, 3,2 ares. Essa é uma das medidas menos utilizadas quando falamos de mensuração de propriedades particulares.

Quanto mede um acre?

Nas perguntas que tangem as medidas de áreas de terra como "quanto mede um hectare?" ou "quanto mede um alqueire", é natural querer saber quanto mede um acre, afinal, até hoje o acre se confunde com o are. Essa medida é muito rara nos dias atuais. No entanto, foi uma das primeiras unidades de medidas utilizadas pelos povos antigos e indo-europeus, especialmente na época da Idade Média.

No entanto, hoje em dia, os Estados Unidos da América e o Reino Unido são os principais utilizadores dessa medida que equivale a 4046 metros quadrados ou cerca de 40% de um hectare, ou pouco menos de um décimo de um alqueire.

Quanto mede uma jarda?

Na hora de saber o quanto mede uma jarda é importante saber o quanto é que se usa essa unidade de medida. Hoje em dia, a jarda é raramente utilizada mesmo nos sistemas em que é utilizada. A utilização da jarda se dá única e exclusivamente no Sistema Imperial Inglês, no entanto, mesmo assim isso não quer dizer que realmente ela seja utilizada. No entanto, uma jarda equivale a 9 pés quadrados. Porém, você sabe quanto que mede um pé? Leia, portanto, quantos metros equivale um pé e entenda melhor mais sistemas de medida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto mede um hectare? Medidas e equivalências, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.