Quanto deve pesar um bebê com 2, 3 e 4 meses

Quanto deve pesar um bebê com 2, 3 e 4 meses

O peso e o tamanho do bebê durante os primeiros meses de vida é algo que preocupa a todos os papais, já que desejam que seu pequeno cresça de forma correta e saudável. De fato, durante o primeiro ano de vida, todas os aumentos e perdas de peso devem estar perfeitamente controlados pelo pediatra da criança, algo fundamental para garantir o seu estado de saúde a todo o momento. Se tem dúvida a respeito de quanto deve pesar um bebê com 2, 3 e 4 meses de vida, preste atenção ao seguinte artigo de umComo. Mostramos a você a média para que possa ter uma referência.

Peso do bebê ao nascer

Ao nascer, a margem de peso do bebê considerado normal oscila entre 2,5 kg e 4 kg, já que abaixo ou acima destes valores diz-se que a criança nasceu abaixo ou acima do peso, e poderia precisar de algum tipo de atenção médica ou cuidado especial.

Em geral, o peso médio de um bebê recém-nascido é de 3 ou 3,5 kg, e as meninas sempre costumam pesar um pouco menos que os meninos. Mesmo assim, se seu bebê conta com menos peso que a média ou passa um pouco, não deve se preocupar já que cada criança apresenta um peso particular do qual depende muitíssimos fatores: desde os componentes hereditários até algum tipo de problema materno na gravidez que não tenha facilitado o fornecimento de alimento ao feto ou condições como a diabetes durante a gestação.

O peso que seu bebê tiver à medida que vão avançando os meses dependerá do peso que teve ao nascer; e que o aumento de peso nem sempre será o mesmo. De fato, durante os três primeiros meses, o peso deve aumentar entre 750 e 900 gramas ao mês, enquanto que a partir do terceiro mês, o aumento de peso será cada vez menor.

A seguir, mostramos a você qual é o peso médio que, segundo as tabelas de crescimento da OMS (Organização Mundial da Saúde), deve ter um bebê com 2, 3 e 4 meses.

Peso do bebê com 2 meses

Com 2 meses de vida, o peso médio e o tamanho dos bebês são os seguintes:

  • Menino: 5,38 kg - 57,09 cm
  • Menina: 5 kg - 56,50 cm

No segundo mês, o bebê já começa a estar mais esperto e verá que tenta levantar a cabeça quando está de bruços, ainda que não possa mantê-la erguida durante muito tempo. Além disso, já responde a estímulos visuais e auditivos, emite sons, sorri e inclusive pode chegar a mover os olhos e a cabeça para seguir a trajetória de um objeto que se move.

Peso do bebê com 3 meses

Com 3 meses de vida, o peso médio e o tamanho dos bebês são os seguintes:

  • Menino: 6,2 kg - 60,40 cm
  • Menina: 5,7 kg - 58,90 cm

Um bebê de 3 meses adora ficar de bruços e apoiar-se em seus antebraços para manter a cabeça e o tronco erguidos. Já tem uma maior acuidade visual, começa a assinalar os objetos com o dedo e adora escutar sons e música, e ver todo o tipo de luzes. É nesta etapa quando descobre suas mãozinhas, tentando apanhar todos os objetos e tocar seus pais. Se quer saber mais sobre o que o bebê deve fazer aos três meses, não hesite em consultar este artigo.

Peso do bebê com 4 meses

Com 4 meses de vida, o peso médio e o tamanho dos bebês são os seguintes:

  • Menino: 6,88 kg - 62,25 cm
  • Menina: 6,2 kg - 62 cm

Ao chegar ao quarto mês, o bebê já emite sons, balbucios e inclusive algumas sílabas. Além disso, ocorre o desenvolvimento de sua sociabilidade, pois já começa a reconhecer as pessoas familiares e não quer estar sozinho. Já tem bem mais controle sobre a sua cabeça em posição erguida, costuma dar a volta e prefere permanecer sentado para ver muito melhor tudo que o rodeia. Neste período, os papais devem ter um cuidado especial, já que o bebê não parará de se mexer e sente muita curiosidade por tudo.

Tenha em conta que tanto a medição do peso como do tamanho será algo que o pediatra de seu bebê controlará nas revisões rotineiras, por isso não deve ficar obcecada nem se preocupar com as medidas, já que nem sempre são as mesmas e, especialmente, durante o primeiro ano se produzem muitíssimas variações. Seu médico indicará a você o tempo todo se o peso do bebê é o adequado ou não e o que fazer em cada caso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve pesar um bebê com 2, 3 e 4 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.