Partilhar

Quanto deve pesar um bebê ao nascer

Quanto deve pesar um bebê ao nascer

O nascimento de um bebê é um acontecimento feliz que muda em grande parte a dinâmica familiar. O pais debatem-se entre a alegria e o nervosismo, preocupando-se pelo bem-estar do feto desde o momento da gestação, por isso não é estranho que muitos desejem conhecer cada detalhe do nascimento do pequeno. Uma das perguntas mais frequentes é quanto deve pesar um bebê ao nascer, um sinal que indicará em grande parte se o mesmo se encontra forte e saudável. Para tirar essas dúvidas, em umComo.com.br explicamos em detalhes neste artigo.

Percentis fetais

Para os casais que esperam um bebê é provável que o termo percentis fetais não seja totalmente desconhecido. Trata-se das categorias a respeito da medida e do peso que se considera normal que tenha o feto dependendo da semana de gestação na qual se encontre. Isto permite aos obstetras calcular se a criança tem um tamanho e peso regulares ou se se trata de um bebê muito pequeno ou muito grande. É com base nesses dados que pode se determinar de forma aproximada o peso normal do bebê ao nascer.

Peso de um bebê ao nascer

O peso de um bebê ao nascer oscila entre 2,50 e 4 quilos, sendo ao redor de 3 quilos o mais comum. No entanto, é importante ter claro que o peso da criança em seu nascimento dependerá de diversos fatores, incluindo o peso da mãe no momento de ficar grávida e o aumento durante a gravidez.

Segundo os percentis fetais, estas são as categorias habituais nas últimas semanas de gestação:

  • 37 semanas: medida 48,6 centímetros e peso 2,860 quilos.

Que fatores influenciam no peso do bebê ao nascer?

Diferentes condições podem afetar o peso do bebê ao nascer, entre as mais destacadas estão:

  • A altura dos pais.
  • O peso inicial da mãe ao ficar grávida, ou seja, se era muito magra, normal ou acima do peso.
  • O peso que a mãe adquire durante a gravidez, se se mantém baixo, normal ou se a mãe engorda muito na gravidez.
  • A nutrição durante a gravidez; as mães com uma nutrição precária tendem a ter bebês com pouco peso, enquanto aquelas que engordam muito durante a gravidez costumam dar à luz crianças mais pesadas.

Se você vai às consultas com seu médico de forma regular, então não há motivo para se preocupar com este aspecto, pois diante de qualquer condição seu especialista informará você em seguida.

Aproveite e consulte também estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve pesar um bebê ao nascer, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Quanto deve pesar um bebê ao nascer

Quanto deve pesar um bebê ao nascer
Quanto deve pesar um bebê ao nascer

Voltar ao topo da página