Partilhar

Quantas vezes devemos dar banho aos filhos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: promovidaamae.com.br

Mamães e papais de primeira viagem podem ter uma série de dúvidas quando o assunto é cuidado dos filhos, até porque conforme a idade os cuidados podem mudar. Uma das preocupações mais comuns depois da chegada do primogênito é quantas vezes devemos dar banho aos filhos. Para ajudar, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Quantas vezes um bebê deve arrotar

Quando dar banhos nos filhos

Não existe uma regra sobre quantas vezes devemos dar banho aos filhos, pois é algo que os pais e mães vão aprendendo com o tempo. Porém, quando o bebê é recém-nascido, não precisa ser todos os dias.

A pele da criança pequena ainda está em desenvolvimento e os produtos de higiene pessoal podem atrapalhar esse processo. O mesmo acontece com a água da torneira, que possui produtos químicos para purificá-la.

Por isso mesmo, é essencial que se use nos filhos os produtos fabricados de acordo com a sua faixa etária. Para os bebês, os mais indicados são com pH neutro, que são mais suaves. Mesmo assim, é preciso moderar.

Claro que se o bebê estiver suado é importante banhá-lo, mesmo que em dias seguidos. Porém, nos meses com temperaturas mais baixas é até melhor evitar o banho nos recém-nascidos todos os dias, pois assim evita-se a sua exposição prolongada ao frio.

Quantas vezes devemos dar banho aos filhos - Quando dar banhos nos filhos
Imagem: delas.ig.com.br

Mais dicas para banhar crianças

Quando o bebê é pequeno e os pais trocam as suas fraldas com frequência é ainda mais desnecessário dar banho nele todos os dias. Isso porque quando se trocam as fraldas, é preciso que a região dos genitais seja sempre bem limpa.

Dessa forma, o recém-nascido se mantém higienizado por mais tempo, mesmo sem tomar banho todos os dias. Nesse momento, é importante dar atenção às dobrinhas do bebê, perto dos genitais, que devem ser bem limpas também.

Mesmo sem o banho diário, é essencial ainda lavar bem o rosto da criança, inclusive, quando ela se lambuza com alimentos, leite e outros.

Como banhar os filhos

Na hora de banhar a criança, o ideal é que a água esteja morna, tornando o momento bastante relaxante. Também é preciso ter cuidados ao segurar o bebê ensaboado.

Das primeiras vezes, você pode ter que pedir a ajuda de outra pessoa para dar banho no recém-nascido. Quando ele é ainda pequeno, é mais confortável dar o banho em uma banheira de plástico pequena.

Desse modo, é possível controlar melhor os movimentos. Tenha na banheira água suficiente para que o bebê fique tapado até os ombros. Quando a criança é maior e já se banha sozinha, a altura da água não deve ultrapassar a sua cintura, quando estiver sentada.

Ao dar banho em um recém-nascido, antes de começar, tenha tudo à mão. Depois, o introduza na água aos poucos, sendo importante apoiar com as mãos o pescoço e cabeça. Lave a frente do bebê e depois atrás.

Tenha atenção especial aos olhos, para não entrar sabonete nem xampu. Ao final, remova bem a espuma para que ele não fique escorregadio. E, acima de tudo, nunca deixe o bebê sozinho no banho.

Quantas vezes devemos dar banho aos filhos - Como banhar os filhos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes devemos dar banho aos filhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Quantas vezes devemos dar banho aos filhos

Imagem: promovidaamae.com.br
Imagem: delas.ig.com.br
1 de 3

Voltar ao topo da página