Partilhar

Quando devo usar a crase

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando devo usar a crase

Entre algumas dúvidas geradas pela língua portuguesa, uma das mais frequentes é sobre quando se deve usar a crase. Se na hora de falar a resposta para isso não interfere na conversação, ao escrever pode gerar muita confusão. No entanto, algumas dicas básicas ajudam a esclarecer esse questionamento. Para tanto, veja o que o umComo.com.br separou para você a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como saber quando usar Dá ou Dar
Passos a seguir:
1

O uso da crase serve para indicar uma contração, ou seja, uma fusão, sendo que existem vários tipos na língua portuguesa. No caso da crase essa contração aponta quando duas vogais idênticas se contraem, ou seja, a letra A. Assim, para usar a crase é preciso que uma vogal A com caráter de preposição se funda com outra letra A com função de artigo ou quando o A está no início de um pronome, como nas palavras aquela(s), aquele(s), aquilo ou a qual (as quais).

2

Desse modo, deve usar a crase quando ocorre uma dessas situações, sendo que ela é representada pelo acento agudo no sentido contrário, ou seja, à. Existem algumas regras que ajudam a saber quando utilizar a crase mais exatamente, sendo que a primeira consiste em usar a crase apenas antes de palavras femininas. Por isso, costuma-se fazer um teste para tirar a dúvida sobre a sua utilização ou não. Para isso, você deverá substituí-la por "AO", para além de substituir o substantivo feminino por um masculino. Caso esta substituição não altere o sentido da frase, então, a crase deve ser usada. Um exemplo é trocar Vou à cozinha por Vou ao banheiro.

3

Porém, existem algumas exceções. É o caso quando a expressão “à moda de” estiver implícita na sentença. Alguns exemplos de frases são: Ele cantou a canção à Tim Maia e Ele marcou um gol à Maradona. Ou seja, essas frases querem dizer Ele cantou a canção à moda de Tim Maia e Ele marcou um gol à moda de Maradona. A expressão à moda está explícita. Mesmo que não seja um termo muito usado é importante conhecer essa regra.

4

Outra delas é que a crase deve estar presente nas sentenças que indiquem horas, como no exemplo A sessão de cinema começa às 19h. No entanto, o mesmo não serve para as expressões em que haja ATÉ, DESDE e PARA, como no exemplo "Estou esperando você desde as 10h". Da mesma forma, a crase deve aparecer nas frases que expressam modo ou lugar, como quando existem as expressões “à medida que”, “à noite”, “às vezes”, “à moda”, entre outras. No entanto, para que a crase seja obrigatória, essas locuções adverbiais devem ser femininas.

5

Há também os momentos em que o uso da crase é opcional, como ocorre antes dos pronomes possessivos femininos, ou seja, minha, tua, nossa, etc. Também é opcional o uso da crase quando ela preceder substantivos femininos próprios, ou seja, nomes de mulheres. Por fim, existe mais uma ocasião em que a crase é opcional: após a palavra até.

6

Com isso, vale lembrar que além de palavras masculinas a crase não precede pronomes pessoais, nem nomes de cidade que não usam o artigo feminino, tampouco da palavra casa, se significar lar, ou do termo terra, se o seu sentido for solo. A crase não é usada ainda em expressões em que há palavras repetidas, como no exemplo “dia a dia”.

7

Não é só a crase que pode gerar confusão na hora de escrever, por isso confira também os seguintes artigos que podem ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo usar a crase, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quando devo usar a crase

1 comentário
JoséRamosdos santos
Eu quero a prede escrever é ler

Quando devo usar a crase
Quando devo usar a crase

Voltar ao topo da página