Qual será a cor dos olhos do meu filho?

Qual será a cor dos olhos do meu filho?

A cor dos olhos é um dos traços mais característicos do rosto de qualquer pessoa. Alguns pais preferem que seu bebê nasça com os olhos azuis ou verdes mas, a cor dos olhos depende de quê? Cada criança herda a cor dos olhos em função da informação genética transmitida pelos pais e avôs. A verdade é que existe um leque muito variado de cores e, apesar de costumarmos diferenciar entre olhos azuis, verdes ou castanhos, o tom de cada um deles varia, dando uma grande personalidade que define cada pessoa. Por isso se você quer saber qual será a cor dos olhos do seu filho, continue lendo este artigo do umCOMO que vamos explicar tudo para você.

Como saber a cor dos olhos do seu filho

Como pais, é normal que queiramos saber quais serão as características dos nossos filhos. Atualmente, podemos saber se o nosso bebê terá os olhos azuis, verdes ou castanhos. A ciência moderna pode prever as características físicas que uma criança herdará de seus pais. Como? Essa informação encontra-se armazenada nos genes, que podem ser dominantes ou recessivos.

Genes dominantes:

  • Olhos escuros.

Genes recessivos

  • Olhos claros.

A cor dos olhos do seu filho é determinada pelos cromossomas 15 e 19. Por isso, a cor dos olhos é um traço poligênico que responde à quantidade e ao tipo de pigmentos que a íris contém. O pigmento dos olhos desenvolve-se durante os primeiros meses de vida do bebê, por isso muitos recém-nascidos têm uma cor não definida que varia com o tempo.

Para que uma criança tenha uma cor de olhos pura, todos os genes devem ser iguais, pois caso tenham genes diferentes, a cor dos olhos será mista. Além disso, como indicamos anteriormente, a cor escura predomina sobre a clara por ser o gene dominante.

Então, qual será a cor dos olhos do seu filho? Observe a imagem de baixo para descobrir:

Imagem: aweita.pe

Quantas cores de olhos existem

A verdade é que apesar de diferenciarmos a cor dos olhos entre marrom, verde ou azul, existe uma infinidade de tipos dentro de uma mesma escala de cor. Por isso, não é de estranhar ouvir que temos o "verde-oliveira" ou "azul-pálido" para descrever a cor dos olhos de uma pessoa específica. Isso acontece porque, realmente, duas pessoas com os olhos da mesma cor podem apresentar tons diferentes. No entanto, estas são as cores de olhos mais comuns nos humanos:

Olhos marrons

Quando uma pessoa tem os olhos marrons, podemos diferenciar entre marrom-castanho, marrom-café, etc. Esta cor de olhos corresponde ao gene dominante, por isso, caso ambos os progenitores tenham a íris com grande quantidade desta melanina, o mais provável é que o futuro filho herde essa cor de olhos. É o tipo de cor de olhos mais comum nos seres humanos.

Avelã

Consiste em uma mistura entre a cor marrom e verde. É possível que em algumas partes do olho predomine claramente um sobre o outro, podendo apreciar o contraste entre ambos. As pessoas com esta cor de olhos também podem descrever seu tom como "olhos cor-de-mel".

Âmbar

Trata-se de uma cor formada pelo castanho e o avelã, podendo variar de tons amarelados, avermelhados ou cobre.

Azul

Esta cor de olhos contém uma baixa quantidade de melanina na parte anterior da íris, ao contrário dos olhos castanhos. Um bebê com olhos azuis herda o par aa em ambos os cromossomas: o 15 e o 19. Por isso, para que uma criança tenha mais probabilidades de ter uma cor de olhos azul, ambos os pais devem ter esta mesma cor. Caso só um dos dois tenha este tom, o futuro filho terá 50% de probabilidades de herdar.

Cinza

São os olhos com menor quantidade de melanina. A maioria das pessoas que tem esta cor de olhos são albinas.

Verde

São olhos com uma quantidade moderada de melanina. O verde é uma cor intermédia entre o azul ou cinza e marrom. Apenas 2% do total da população mundial tem esta cor de olhos e para que exista uns 75% de probabilidades de que o futuro bebê herde esta cor, ambos os pais devem ter essa cor de olhos.

Confira também o nosso artigo sobre se é normal ter um olho de cada cor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual será a cor dos olhos do meu filho?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.