Qual o feminino de elefante

Qual o feminino de elefante

Uma elefanta incomoda muita gente, uma elefoa incomoda muito mais...Na língua portuguesa existem muitas palavras que servem tanto para o gênero masculino como para o feminino, como por exemplo a palavra jornalista em que apenas o artigo nos poderá indicar o gênero da pessoa que estamos falando. Já em outros casos existem palavras no dicionário para cada gênero nós simplesmente não sabemos a variação e acabamos inventando. É o caso de elefante. A linguagem machista, que em grande parte das vezes generaliza as palavras com um genérico masculino, nos deixa tão habituados a utilizar apenas a variante da palavra no masculino que esquecemos ou simplesmente não sabemos o seu feminino. Neste artigo do umCOMO explicamos qual o feminino de elefante: elefanta ou elefoa?

Feminino de elefante

O feminino de elefante é elefanta. Em português a regra geral para fazer o gênero feminino é trocar a última vogal da palavra no masculino e colocar um "a", passando a ser feminino. Exemplos disso são: macaco - macaca; pombo - pomba; masculino - masculina.

A palavra elefante segue a regra geral da gramática para palavras em masculino passarem a feminino, por isso quando queremos dizer o feminino de elefante só temos de trocar o último "e" da palavra e colocar um "a", passando a ter "elefanta".

Sinônimo de elefanta

Elefanta é o feminino de elefante, no entanto existe um sinônimo para elefanta que é a palavra aliá que é uma forma irregular na formação do gênero feminino. Essa palavra tem influência e origem na zona de Ceilão pois era o nome dado pelas pessoas daquela região e que os portugueses adotaram para designar todo o elefante que não tivesse presas.

Elefanta ou elefoa?

A palavra elefoa não está correta, é um erro gramatical repetido inúmeras vezes por pessoas que desconhecem a verdadeira forma do feminino da palavra elefante. A palavra elefoa não existe no dicionário.

Etimologia de elefanta

Elefanta ou elefante, é uma palavra que vem do latim, da palavra elephantis, mas tem influências da expressão grega antiga elephantus, usada para designar o animal ou o marfim.

  • Eléphas -> bicho
  • Antos -> marfim

Derivados de elefante

  • Elefantíase: doença parasitária;
  • Elefantário: condutor de elefantes;
  • Elefântico: adjetivo relativo ao que se relaciona com elefante;
  • Elefantino: adjetivo referente ao que se assemelha com elefante;
  • Elefantina: feminino de elefantino.

Leia também: Como escreve encher ou enxer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o feminino de elefante, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • ETIMOLOGIAS DE CHILE. Etimología de Elefante. Disponível em: <http://etimologias.dechile.net/?elefante/>. Acesso em 11 de março de 2020.