Qual é o tamanho do Sol

Qual é o tamanho do Sol

O astro rei, o sol, é a estrela central do nosso sistema solar, contribuindo com calor e luz à Terra, por isso não é de se estranhar que seja considerado como um elemento primário para a vida de todas as espécies. Ao redor do sol orbitam o nosso planeta, os outros planetas do sistema solar e também diferentes corpos como astros, meteoritos ou cometas. Sabemos que é enorme, mas sabe exatamente quanto mede? Em umComo.com.br explicamos para você qual é o tamanho do sol e outros dados interessantes deste astro.

Passos a seguir:
1

O tamanho do sol é simplesmente surpreendente. Segundo estudos realizados por pesquisadores que têm utilizado equipes da NASA, o raio do sol é de 696.342 km, o que permite calcular o seu diâmetro com facilidade: 1.392.684 km, sendo a estrela com maior brilho aparente do nosso sistema solar. A sua presença determina a existência dos dias e sua ausência das noites em nosso planeta, motivo pelo qual se converteu em um dos eixos essenciais para os habitantes da Terra.

2

O sol encontra-se aproximadamente a 149.600.000 km da Terra, por este motivo demoramos 8'19'' a perceber a sua luz. Esta grande quantidade de luz que irradia é capaz de nos ajudar a produzir energia, intervindo, além disso em processos tão importantes como a fotossíntese, as estações, as mudanças meteorológicas e em geral, na vida da Terra. Sem o sol a maior parte das espécies do nosso planeta morreria.

3

Mas o tamanho do sol não é a única coisa que impressiona a respeito deste astro, já que a sua longevidade e a duração que se estima de seu combustível também surpreenderão você. Segundo as pesquisas, calcula-se que o sol se formou faz mais de 4600 milhões de anos, e conta com uma capacidade de gerar energia e luz que se calcula que poderá durar mais 7500 milhões de anos, oferecendo ao nosso planeta a possibilidade de manter a vida na Terra.

4

Interessante, não? E se você gosta de conhecer cada detalhe do nosso sistema solar, com certeza vai adorar alguns dos nossos artigos. Por isso, convidamos você a descobrir quais planetas formam nosso sistema solar, qual é o menor planeta do sistema solar ou quantos anos tem a Terra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho do Sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.