Qual é o significado dos três R

Qual é o significado dos três R

Quem deseja reduzir sua pegada ambiental e trabalhar em prol de um mundo mais verde sendo ecológico todos os dias, de certeza que já ouviu falar e pratica os três R, um conceito básico que todos o que se preocupam pelo ambiente deveriam conhecer. Se está se iniciando neste movimento de cuidar da terra em que vivemos e deseja saber um pouco mais a respeito de como pode contribuir com seu grãozinho de areia, em umComo.com.br vamos explicar para você qual é o significado dos três R.

Passos a seguir:
1

Deve saber que se está disposto a colaborar cuidando um pouco mais do ambiente, conhecer o significado dos três R e pô-los em prática é fundamental, pois trata-se dos passos básicos para se converter em uma pessoa mais ecológica.

Ao falar dos três R referimo-nos aos conceitos Reduzir, Reutilizar e Reciclar, fundamentais para diminuir o nosso impacto ambiental.

2

Reduzir

É o primeiro dos três R, com o objetivo de diminuir o volume de nossos resíduos com o objetivo de poluir muito menos. Para consegui-lo pode, por exemplo:

  • Usar sacolas de tecido ou um carrinho para realizar as compras ao invés das sacolas plásticas que dão nos supermercados e lojas.
  • Comprar produtos elaborados com embalagens que possam ser recicladas.
  • Diminuir o uso de produtos e folhas de papel e de alumínio para reduzir a quantidade de resíduos.
  • Também é importante reduzir o consumo de recursos não renováveis como a água ou a eletricidade. Em umComo damos a você alguns conselhos para poupar água que, além disso, beneficiarão você economicamente.
3

Reutilizar

Reutilizar é o segundo dos três R, uma medida que nos convida a usar novamente aqueles produtos que possam ser utilizados várias vezes, desta forma conseguimos reduzir os nossos resíduos e consumimos menos, beneficiando o ambiente. Algumas sugestões para cumprir com este passo são:

  • Reutilizar as folhas de papel para imprimir em ambos lados quando for possível.
  • Usar novamente o papel de alumínio se estiver limpo.
  • Também é possível reutilizar outros materiais como as garrafas de plástico ou as garrafas e embalagens de vidro.
  • Além disso, antes de eliminar algo de sua casa como um móvel, roupa que já não usa ou qualquer artigo que já não quer, se certifique de dar a outra pessoa que possa usar, desde que se encontre em bom estado. Desta forma reduz de maneira importante seus resíduos e dá a outro a oportunidade de utilizar um artigo ou peça que lhe poderia ser útil.
  • Também é possível usar estes materiais cotidianos para elaborar diferentes peças artesanais que nos sejam úteis, deste modo conseguimos poupar graças à criatividade.
4

Reciclar

Por último, quando já nos preocupamos em reduzir nossos resíduos e reutilizar todos aqueles materiais e produtos possíveis de usar várias vezes, então passaremos a reciclar aquelas coisas que, depois de um processo de esterilização e transformação, podem se converter novamente em objetos aptos para nosso uso.

Para isso é importante separar seus resíduos e verter nos contêineres indicados para cada material. Em nosso artigo como reciclar facilmente explicamos para você a forma correta de o fazer.

5

Seguindo os três R conseguirá ajudar o meio ambiente e se converter em uma pessoa bem mais ecológica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado dos três R, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.