Qual é o osso mais longo do corpo humano

Qual é o osso mais longo do corpo humano

O nosso corpo conta com a surpreendente quantidade de 206 ossos ao chegar à vida adulta, o que nos converte em animais vertebrados, ou seja, contamos com um esqueleto ósseo no nosso interior com coluna vertebral que permite que nosso corpo tenha a forma que nos caracteriza. Esta disposição óssea permite-nos realizar ações tão cotidianas para nós como nos levantar, caminhar ou nos agachar.

É claro que entre esses 206 ossos há alguns muito pequenos e outros de tamanho maior. Se você se estiver perguntando qual é o osso mais longo do corpo humano? Continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar para você.

O osso mais longo é o fêmur

A zona do nosso corpo em que temos mais ossos são as extremidades, ou seja, nos braços e nas pernas. E é precisamente nesta última zona onde se localiza o osso mais longo do corpo humano: o fêmur, com 46 centímetros de comprimento. Localizado na parte superior das nossas pernas, na zona da coxa, este osso permite unir a perna ao quadril, além de fazer parte da articulação do joelho, por isso do seu correto estado de saúde depende em grande parte nosso movimento e também o bem-estar articular do nosso organismo.

O fêmur não é só longo, também é o osso mais volumoso e forte de nosso esqueleto, contando com a importante missão de suportar nosso peso de forma adequada. Seu tamanho corresponde aproximadamente a 25% de nossa estatura, nada mal para ser só um osso!

As partes do fêmur

  • Diáfise femoral, também conhecida como o corpo do fêmur, conta com três lados (anterior, interna e externa) e três bordas. Esta parte do fêmur está muito unida ao músculo do quadríceps crural, já que três dos quatro corpos musculares com os quais conta estão inseridos nesta zona, o que nos permite esticar a nossa perna. Outros músculos como o glúteo maior ou os adutores da coxa também se inserem nesta zona do fêmur.
  • Epífise superior, conhecida também como a cabeça do fêmur, articula-se com o quadril, por isso trata-se de uma superfície lisa e coberta de cartilagem, o que facilita movimentos suaves e adequados.
  • Epífise inferior, esta zona articula-se com a tíbia e acaba no joelho, é nesta zona onde se inserem os ligamentos cruzados do joelho, tão importantes na mobilidade desta articulação.

E o osso mais pequeno do corpo humano?

Já sabe que o osso mais longo do corpo é o fêmur, qual é o menor? Localizado no ouvido médio, o estribo é o menor osso do corpo, com 2,5 a 3 milímetros de comprimento. Este pequeno osso transmite as vibrações sonoras da bigorna até à membrana interior, permitindo-nos ouvir de forma adequada tudo o que ocorre ao nosso redor. Às vezes o tamanho realmente não importa mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o osso mais longo do corpo humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.