Qual é o maior oceano do mundo

Qual é o maior oceano do mundo

A terra é formada por cinco oceanos: o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Ártico e o Antártico, e cada um com características próprias que os convertem no habitat de milhares de espécies maravilhosas. Em umComo.com.br, já explicamos qual é o menor oceano, mas você sabe qual é o maior? Descubra qual é o oceano maior do mundo neste artigo.

Passos a seguir:
1

O maior oceano do mundo é o Pacífico, uma imensa massa de água que ocupa nada mais nada menos que a terceira parte da terra. O Pacífico conta com uma extensão superior a 179 milhões de km². E tem uma profundidade média de 4280 metros, embora em certos pontos possa superar os 11.000 metros.

2

É tão genial que sua extensão abarca 3 continentes: Ásia, Oceania e América, e claro que isto faz também do Pacífico o oceano com mais ilhas do planeta: 25.000 ao todo, muitas mais que os quatro oceanos restantes juntos. Muito impressionante.

3

O nome do maior oceano do mundo foi outorgado pelo famoso navegante português Fernando de Magalhães, que em uma exploração realizada para as Filipinas e as Ilhas Molucas fez a maior parte de sua viagem com um oceano calmo que resultou bem mais simples navegar que outros mares.

No entanto, o nome torna-se algo irônico, pois este oceano é um dos lugares com mais furacões e tufões, além de ser o centro de explosões vulcânicas e maremotos. Quase nada de pacífico.

4

Devido à sua grande dimensão, o Pacífico conta com 5 zonas climáticas que variam de grande forma. Assim, encontramos as latitudes médias, zonas tropicais, a região das Monções, as de tufões e a área do Equador, a única calma neste oceano.

5

Aproveite e confira também os nossos artigos sobre qual é o continente mais pequeno do mundo e qual é o maior continente do mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o maior oceano do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.