Filosofia

Qual é a origem da Filosofia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a origem da Filosofia
Imagem: blogodisea.com

O ser humano possui a capacidade inata de pensar. Todos os homens pensam constantemente, seja porque duvidamos de certas coisas, porque refletimos diante de determinadas situações, porque precisamos criar uma opinião própria ou porque nos assombramos frente a certas coisas e temos vontade de conhecer melhor. A Filosofia é esse amor à sabedoria, para conhecer mais do que sabemos, para chegar além do evidente, para refletir sobre nossas dúvidas e/ou problemas, essa necessidade humana de encontrar a verdade. Mas como ela surgiu pela primeira vez? Desde umComo.com.br explicamos qual é a origem da Filosofia.

Índice

  1. Grécia, Século VI A.C.
  2. Influência de novas culturas
  3. Desenvolvimento da razão
  4. A desordem do mundo
  5. Revisão crítica da realidade
  6. Tales de Mileto

Grécia, Século VI A.C.

Exatamente foi em Mileto, na Ásia Menor, onde se originou a Filosofia. O momento em que o homem começa a questionar coisas, tenta obter a verdade de muitas das coisas que lhe rodeiam.

Influência de novas culturas

Em uma zona marítima com grande afluência de gente de todas as partes do mundo, se confrontam ideias, pensamentos novos para os gregos. Tudo isto os faz parar para pensar como são as coisas realmente: sua visão particular do mundo fica pequena.

Desenvolvimento da razão

Novas concepções da vida em que o homem é o protagonista e não os deuses. O homem faz e cria sua vida, os deuses já não explicam os acontecimentos. Desta forma, a racionalidade humana é a encarregada de explicar o porquê de tudo: o homem começa a pensar e a desenvolver a razão e deixa, pouco a pouco, o pensamento religioso.

A desordem do mundo

Os gregos sentem-se perdidos frente a um mundo novo: gente muito diferente que vai e vem, novas formas de pensar... A mudança constante espreita suas vidas. É nesta desordem, perante este "caos", onde o homem sente a verdadeira necessidade de procurar sentido e explicar o mundo.

Revisão crítica da realidade

Colocar em questão a própria vida, costumes e, em definitivo, a própria cultura é o que aconteceu na Grécia depois de viver tantas experiências novas e inexplicáveis.

Tales de Mileto

Primeiro filósofo que propõe questões físicas: qual é verdadeiramente a origem de nosso mundo, do Universo em geral? Perante tanto caos, e se a explicação divina é insuficiente para expressar de onde aparece tudo, Tales pretende explicar e procurar a verdade para esta questão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a origem da Filosofia, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Descobrir o caminho do mito ao logos.
  • Estudar o pensamento dos filósofos pré-socráticos.
  • Ler Homero e Hesíodo, referências para entender a origem da Filosofia.
  • Estudar de forma detalhada a História da Grécia como elemento indispensável para ampliar estudos neste campo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogodisea.com
Qual é a origem da Filosofia