Qual é a melhor hora para estudar?

Qual é a melhor hora para estudar?

Se estiver na escola, na faculdade ou fazendo uma pós-graduação, você sabe que em alguns momentos do ano letivo terá que pegar firme nos livros e se dedicar ao estudo. Algumas pessoas já têm um método desenvolvido, mas outros não conseguem definir direito por onde começar, então está na hora de começar pelo básico: qual é a melhor hora para estudar? Descubra em umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Antes de pensar em uma hora adequada você deve preparar o ambiente ideal: se sentir cômodo em um espaço com a temperatura adequada e principalmente, iluminado da forma correta.

2

Esqueça essa coisa de estudar na cama ou jogado no sofá, isso só vai fazer você ficar com sono; o melhor é usar um escritório ou uma mesa que reúna as condições adequadas.

3

Ao iniciar seus estudos você deve se sentir disposto e com energia para isso. Lembre-se que se concentrar é a prioridade, por isso não comece a estudar com fome ou muito sono, porque assim não vai conseguir.

4

Em relação a qual é a melhor hora para estudar, não existe uma regra a respeito disso, mas é claro que quanto mais o dia passa, mais cansado se sentirá, por isso não deixe suas horas de estudo para logo antes de dormir ou será difícil de se concentrar.

5

Algumas pessoas funcionam muito bem durante a manhã e consideram este momento do dia como o mais produtivo da jornada. É sem dúvida a hora em que dispomos de mais energia e estamos com a cabeça descansada, por isso são horas boas para estudar.

6

As horas depois do almoço também são propícias mas deverá superar o desejo incontrolável de dormir que surge depois de um bom almoço. Se planeja estudar à tarde então evite comer muito pesado e se for necessário tire um cochilo de meia hora para descansar um pouco, é melhor isso do que iniciar a atividade caindo do sono.

7

Ao anoitecer, antes do jantar, é a hora ideal para muitas pessoas com hábitos mais noturnos. Mas lembre-se, não comece perto da hora de dormir pois mesmo você achando que consegue, seu cérebro já começa a produzir os hormônios para lhe preparar para o sono, e lutar contra isso pode ser muito difícil.

8

Para além de escolher a hora mais apropriada para estudar, é também importante escolher a matéria para estudar e organizar o tempo de estudo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor hora para estudar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Uma boa estratégia é experimentar com os três horários e criar um esquema para conseguir determinar qual é o momento do dia que se adapta melhor a você.
  • Tenha em consideração que, em questão de energia e disposição mental, a manhã é o melhor momento do dia para estudar.