Qual é a história das matrioskas, as bonecas russas?

Qual é a história das matrioskas, as bonecas russas?

Quando pensa na Russia e sua cultura, o que lhe vem à cabeça? Matrioskas, é verdade? Se não, e se não sabe o que significa este nome, fique a conhecer: as matrioskas são as tradicionais bonecas russas feitas de madeira e com múltiplas figuras no seu interior, ou seja, a mesma boneca em tamanhos diferentes e que encaixam umas dentro das outras. Certamente que já as viu mais do que uma vez, ou ouviu falar delas, mas sabe qual é a história das matrioskas? Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente a origem destas famosas bonecas russas.

Bonecas russas do Japão

Ao que parece as matrioskas têm a sua origem em terras japonesas. Existem diversas teorias sobre a forma como chegaram à Rússia: não se sabe se foi durante uma exposição de artes japonesas e eram uma representação divina de Fukurokuju, se vieram de Moscou como um brinquedo em forma de Fukurum e algum dono de uma loja as adaptou para a cultura russa... inclusivamente encontramos histórias sobre estas bonecas na literatura russa.

O que é certo é que não foi na Rússia que nasceram as bonecas que agora se conhecem como sendo russas, foram na verdade importadas do Japão e posteriormente adaptadas.

De onde tem origem o nome?

Conta-se que no final do século XIX um dos nomes mais comuns das meninas russas era "Matriona" e, numa tentativa de adaptar estas bonecas à cultura e costumes da Rússia, se lhes atribuiu o nome de "Matrioshka", que se conversa até aos nossos dias.

A simbologia das matrioskas

As matrioskas transportam a ideia intrínseca de maternidade e fertilidade, uma vez que são um símbolo da terra russa. O fato das bonecas mais pequenas saírem do interior das maiores simboliza o ato de uma mãe dar à luz uma filha, e a filha dar à luz outra filha, e assim sucessivamente. Além disso também sugerem riqueza e vida eterna, e sempre transmitiram uma mensagem simples e duradoura de amor e amizade.

Criação das matrioskas

Estas bonecas russas surgiram como um objeto artesanal, que em tempos soviéticos (especialmente da Perestroika) começou a ser produzido em série numa tentativa de as expandir para o ocidente. Atualmente voltou-se às origens das matrioskas (também uma típica lembrança para os turistas que visitam a Rússia) sendo agora encaradas como criações de autor, todas diferentes entre si e verdadeiras obras de arte.

Vale também a pena saber que no ano de 2001 foi aberto o Museu da Matrioska em Moscou, o único no mundo que dá a conhecer e difunde a história destas bonecas russas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a história das matrioskas, as bonecas russas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.