Qual é a função dos nervos

Qual é a função dos nervos

O sistema nervoso é o responsável por ligar o mundo exterior com o interior através de estímulos e reações físicas ou químicas. Os nervos são um conjunto de fibras que conduzem os impulsos recebidos no sistema nervoso central e que se distribuem por diferentes partes do corpo através de ondas elétricas que circulam a uma grande velocidade (também conhecidas como "impulsos nervosos"). Neste artigo de umComo, vamos descobrir qual é a função dos nervos informando para que servem e como afetam a nossa vida diária.

O sistema nervoso

Toda a informação exterior que recebemos constantemente (desde a luz solar, até o frio) são estímulos captados pelo nosso organismo graças ao sistema nervoso. A maior parte das reações que o nosso corpo tem ao se relacionar com o mundo exterior é graças a este sistema que se encarrega de receber a informação e emitir a resposta correspondente; assim, se houver muita luz, a pupila ficará menor do que quando estamos em um quarto escuro, por exemplo.

As mudanças que ocorrem dentro do nosso corpo devido às condições externas são conhecidas como "estímulos" e podem ser desde a luz, como outros fatores como um golpe, um ruído, a temperatura, etc. Quando o nosso corpo reage a este estímulo, falamos de uma "resposta" que é transmitida desde o sistema nervoso até ao cérebro, o órgão chave de todo este processo.

O sistema nervoso está dividido em dois sistemas, o central e o periférico; ambos estão ligados com receptores sensitivos, com músculos ou com glândulas que permitem o correto transporte da informação que estamos recebendo do exterior. Neste artigo de umComo, vamos lhe dar algumas dicas para que saiba cuidar do sistema nervoso.

Para que servem os nervos

Em linhas gerais, podemos dizer que a função dos nervos se divide em três grandes blocos essenciais:

  • Função sensitiva: é a que permite que o nosso corpo reaja perante estímulos que podem proceder tanto de dentro do organismo como de fora.
  • Função integradora: após o organismo receber o estímulo, o corpo realiza uma resposta tomando a decisão do comportamento que deve ser seguido a seguir (como, por exemplo, ampliar as pupilas para poder ver melhor no caso de estar em um meio escuro).
  • Função motora: é a resposta que o nosso organismo realiza no caso de ter que contrair músculos ou produzir secreções glandulares, segundo o tipo de estímulo que tenhamos recebido.

Entretanto, para saber exatamente para que servem os nervos, a seguir, vamos listar uma série de comportamentos ou experiências que vivenciamos de forma habitual e que podem ser realizadas graças ao correto funcionamento do seu sistema nervoso. Por exemplo:

  • Os nervos controlam tanto os movimentos voluntários do seu corpo (correr, gesticular, etc.) mas também todos aqueles involuntários que você nem sequer presta atenção (respiração, batidas do coração, etc.)
  • Também nos permitem atuar por reflexo, por exemplo, tirar a mão de um lugar quente ou apoiar as mãos quando caímos no chão.
  • O sistema nervoso também é responsável por coordenar outros sistemas corporais, como o respiratório (já comentado), mas também outros que são fundamentais para o correto funcionamento do nosso corpo, como o digestivo, o circulatório, etc.
  • Graças aos nervos, podemos vivenciar o mundo exterior e integrá-lo em nossa própria experiência. Eles são os responsáveis para que os nossos sentidos funcionem corretamente e que nosso corpo reaja perante estes impulsos externos (os odores, o sabor da comida, as paisagens, etc.)
  • O instinto de sobrevivência também existe graças ao sistema nervoso que controla os impulsos tanto conscientes como inconscientes, fazendo com que reajamos de formas inimagináveis em situações de risco.
  • Como se trata do sistema que interioriza os estímulos externos, os nervos também se responsabilizam por gerenciar as emoções e, portanto, quando não podem ser gerenciados de forma correta por cargas emocionais, costumamos dizer que alguém "perdeu os nervos". Em umComo, damos-lhe alguns dos melhores remédios caseiros para os nervos.
  • Do mesmo modo, o sistema nervoso também permite que possamos desenvolver a nossa consciência e fazer-nos perguntas a respeito de quem somos, onde estamos, etc.

Tipos de nervos

Como podemos ver, o sistema nervoso é o que relaciona o mundo externo com o interno, sendo, portanto, um complexo sistema que se subdivide em muitos tipos de nervos dependendo do uso que se faça bem como da região em que estão localizados. A seguir, em umComo, vamos descobrir os tipos de nervos que existem e que são classificados em diferentes blocos.

1) De acordo com o destino da informação recebida:

  • Nervos aferentes: levam os estímulos que recebemos da pele ou outros órgãos até ao cérebro.
  • Nervos eferentes: são precisamente o inverso. Ou seja, transferem o impulso desde o mesmo cérebro até aos músculos ou às glândulas.

2) De acordo com a origem dos nervos:

  • Cranianos: são os impulsos que nascem na região do encéfalo ou o bulbo.
  • Espinhais: originam-se na medula espinhal.

3) De acordo com a sua função corporal:

  • Nervos sensoriais: enviam informação que é captada pelos sentidos.
  • Nervos motores: são os que enviam os estímulos às glândulas e aos músculos.
  • Nervos sensitivos: as excitações que são recebidas externamente são interiorizadas pelos centros nervosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função dos nervos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.