Partilhar

Qual é a função da bexiga

Qual é a função da bexiga

Com certeza que já ouviu falar da bexiga mais de uma vez, mas sabe exatamente como funciona? Este órgão vital é o responsável por depurar o nosso organismo por meio da expulsão da urina e, portanto, é um dos órgãos que conseguem nos manter em boa forma e com um estado de saúde ótimo. Neste artigo de umComo vamos contar qual é a função da bexiga indicando a você para que serve e também quais são as doenças mais comuns que costumamos ter nesta zona do corpo.

Também lhe pode interessar: Qual é a função da próstata

Para que serve a bexiga

A função da bexiga é, principalmente, armazenar a urina filtrada através dos rins. Quando esta bolsa se enche é quando sentimos vontade de ir ao banheiro fazer xixi para a esvaziar; mas qual é o processo? A seguir explicamos passo a passo:

  • 1º passo: os rins filtram o sangue que percorre o nosso corpo e armazena todos os resíduos que o organismo não vai assimilar e que deve expulsar. Para conseguir isso, produz o líquido que conhecemos como urina e que facilitará a emissão e expulsão das toxinas.
  • 2º passo: quando a urina foi criada nos rins, estes a levam até à bexiga por alguns condutos conhecidos como ureteres.
  • 3º passo: a bexiga vai armazenando a urina que vai recebendo da filtragem dos rins e seu tamanho vai aumentando à medida que vai recebendo mais líquido. Portanto, não estamos falando de um órgão com um tamanho fixo mas sim flexível, que vai aumentando ou diminuindo dependendo da quantidade de urina armazenada.
  • 4º passo: quando acumulamos muita urina é quando aparece a vontade de ir ao banheiro fazer xixi. Isso ocorre porque a parede da bexiga tem um sistema nervoso que envia a informação ao cérebro sobre a vontade de expulsar a urina. A capacidade habitual de uma bexiga é de 350 a 450 cc (dependendo do corpo de cada pessoa).
  • 5º passo: o último passo é expulsar a urina. Assim que a bexiga fica cheia, o cérebro recebe o sinal e então vamos ao banheiro para eliminar o líquido. Isso é feito através de um músculo que existe na zona do abdômen e que pressiona a bexiga para conseguir esvaziá-la sempre que for necessário. Na parte inferior deste órgão é onde se encontra a uretra, um conduto que é por onde sai o xixi.

A razão para poder reter a urina armazenada é graças ao funcionamento dos músculos do esfíncter que conseguem fechar o conduto e ativá-lo só quando a pessoa decidir. À medida que passam os anos, a eficiência destes músculos se deteriora e é por isso que muitas pessoas mais velhas têm perdas de urina.

Qual é a função da bexiga - Para que serve a bexiga

Doenças da bexiga

Como pode ver, a função da bexiga é imprescindível para ter uma boa saúde e para que seu corpo seja capaz de eliminar as toxinas que não precisa. Se este órgão parar de funcionar corretamente, poderá começar a sofrer imediatamente de uma série de sintomas e incômodos que afetam a vida diária. Entre as doenças mais comuns da bexiga destacam-se as seguintes:

  • Cistite: é a inflamação da bexiga que pode ser temporária ou crônica e que produz dor na hora de ir ao banheiro, ardor, incômodos na zona abdominal, febre, etc. Neste artigo de umComo contamos para você as causas da cistite.
  • Incontinência urinária: já dissemos anteriormente que os músculos do esfíncter são os que conseguem manter a via urinária fechada e, portanto, ser consciente cada vez que for ao banheiro. Quando estes músculos se dilatam (algo que costuma ocorrer com a passagem dos anos) podemos ter perdas de urina.
  • Câncer de bexiga: quando as células da bexiga começam a sofrer mutação para cancerígenas é quando falamos de câncer e, para poder tratar, teremos que ir a um médico para começar a remover o tumor o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função da bexiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a função da bexiga

1 comentário
A sua avaliação:
Pila
Muito boa emajem

Qual é a função da bexiga
1 de 2
Qual é a função da bexiga

Voltar ao topo da página