Qual é a diferença entre um violino e uma viola

Qual é a diferença entre um violino e uma viola
Imagem: prensalibre.com

O violino e a viola são instrumentos da mesma família. Ambos são de corda, têm um tamanho e um aspecto similar. Ao ter características tão similares, fica um pouco complicado diferenciá-los. Ainda assim, existem sinais para distinguir um violino de uma viola, e em umComo.com.br ensinamos para você quais são eles.

Violino

O violino é um dos principais instrumentos de uma orquestra. Surgiu depois da viola. É um instrumento de corda mais agudo que a viola, que reproduz sons mais graves. Ou seja, a corda mais grave do violino começa em Mi, e a mais aguda em Sol, enquanto na viola a mais grave começa em Lá, e a mais aguda é a Dó. Por outro lado, é sempre mais fácil encontrar um violinista, já que atualmente existe muita gente que prefere estudar este instrumento.

Imagem: el-atril.com

Viola

A viola é um instrumento de corda, como o violino. No entanto, seu tamanho é um pouco maior e seu som é mais grave. Este instrumento é considerado o tenor da família dos violinos. Quem toca a viola é chamado de violista ou violeiro.

As violas surgiram muito antes que os violinos. As primeiras foram chamadas de "viola da gamba" e apareceram devido às necessidades que existiam nos conjuntos musicais para reproduzir um som bem mais potente que o dos contrabaixos. Além disso existe escassez de violistas, enquanto os violinistas são muitos.

Imagem: el-atril.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre um violino e uma viola, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.