Qual é a diferença entre seita e religião

Qual é a diferença entre seita e religião

Quando se fala de crenças espirituais, costuma-se ouvir dois termos: a religião e as seitas, estas últimas carregadas de uma conotação negativa que nem sempre é correta. Sabemos que são diferentes, masqual é a diferença entre seita e religião? Em que aspectos se distinguem? Se quiser saber mais a respeito deste interessante tema, em umComo explicamos como diferenciá-las.

Religião

Entende-se por religião um conjunto de crenças e dogmas marcados por normas que regem o comportamento social e individual daqueles que professam a fé. A religião inclui a prática de rituais e o respeito por determinadas regras presentes na vida dos crentes.

Este conjunto de crenças é de caráter massivo, regendo milhões de pessoas no mundo. Assim podemos encontrar religiões com um grande número de seguidores como é o caso do catolicismo, o cristianismo, o judaísmo, o budismo ou a religião muçulmana.

Mas então o que são as seitas?

Seita

Uma seita é um movimento religioso minoritário que normalmente surge como uma independência de outra religião. Um bom exemplo disto é o cristianismo, que inicialmente era considerado uma seita proveniente do judaísmo, se diferenciando deste último ao professar crenças novas e diferentes. Após séculos e séculos, quando, o cristianismo se converteu em uma fé com um grande número de seguidores, então foi aceite como religião.

As seitas derivam-se normalmente das religiões, mas incluem crenças diferentes à original, outros líderes espirituais e inclusive diferentes livros sagrados. Caracterizam-se também por seu caráter exclusivo na hora de aceitar novos membros e por contar com rituais diferentes em relação à religião mãe original, para muitos podem ser considerados como inadequados, daí sua conotação negativa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre seita e religião, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.