Qual é a diferença entre mito e lenda

Qual é a diferença entre mito e lenda
Imagem: teiadehistorias.blogspot.pt

Muitas vezes costumamos falar de mito ou lenda como se fossem sinônimos. No entanto, ainda que ambos os termos tenham uma relação e possuam elementos comuns, são duas manifestações diferentes que servem para explicar aspectos históricos ou religiosos de uma determinada comunidade ou população. Quer conhecer exatamente qual é a diferença entre mito e lenda? Em umComo.com.br explicamos a você.

Passos a seguir:
1

Tanto o mito como a lenda fazem parte da tradição oral dos povos. Trata-se de narrações que servem para contar ou explicar determinados episódios de geração em geração, por isso seu valor cultural é sempre destacado.

2

No entanto, existe uma diferença entre mito e lenda.

A lenda é um relato folclórico criado com elementos de ficção que podem estar baseados em algum acontecimento histórico, mas que com o passar dos anos foram se enriquecendo com características de fantasia. Costuma servir para explicar algum acontecimento histórico ou próprio de uma comunidade.

Um elemento característico da lenda é que, com o tempo, vai sendo alimentada de boca em boca, e é por isso que uma mesma lenda pode ser diferente entre uma população e outra, já que se adapta às circunstâncias de cada comunidade. A lenda costuma ter também um caráter literário, por isso é possível adquirir livros com este tipo de histórias.

Um bom exemplo bastante universal é a lenda do cavalo de Tróia.

3

Por outro lado, o mito é uma narração também de caráter fantástico, protagonizada normalmente por personagens sobrenaturais e heróicos, mas que ao invés de narrar um acontecimento histórico procuram explicar a origem do mundo, os fenômenos naturais ou determinados aspectos religiosos vinculados a essa comunidade ou civilização.

A mitologia é a responsável por agrupar todos os mitos de uma determinada comunidade ou civilização. Entre as mitologias mais famosas encontramos a grega, a romana ou a escandinava.

Entre os mitos mais populares podemos mencionar a caixa de Pandora, pertencente à mitologia grega, o mito de Excalibur a famosa espada do Rei Artur ou o mito da criação do mundo do Popol Vuh que corresponde aos Maias.

4

Como você pode ver, existem diferenças entre mitos e lendas, pois cada uma destas manifestações narrativas surge para explicar diferentes acontecimentos de uma forma própria, convertendo-se em parte da cultura e crenças dos povos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre mito e lenda, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.