Partilhar

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Frequentemente escutamos que Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra são usados indistintamente para se referir-se ao grupo de países compostos pela República da Irlanda, Irlanda do Norte, Gales, Escócia e Inglaterra. Mas isto, além de ser um erro, é uma grande confusão, já que cada um destes termos é utilizado para falar de zonas territoriais diferentes, por isso convém ter isto muito claro a fim de evitar cometer um engano. Sente-se confuso com este assunto? Em umComo.com.br explicamos a você qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.

Grã-Bretanha

Como explicamos anteriormente, tanto Grã-Bretanha, como Inglaterra e Reino Unido são coisas diferentes, por isso é importante não confundir. Ao falar de Grã-Bretanha referimo-nos à ilha maior do arquipélago das ilhas britânicas. A outra é a ilha da Irlanda, formada pelos estados da República da Irlanda e pela Irlanda do Norte, bem menor.

Na ilha da Grã-Bretanha encontram-se 3 estados: Inglaterra, o mais famoso de todos com Londres como capital, Escócia que tem Edimburgo como capital e País de Gales, com Cardiff como capital.

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido - Grã-Bretanha

Reino Unido

Fica claro que a Grã-Bretanha é a maior das ilhas britânicas, e que, por sua vez, é formada por 3 estados. Então o que é o Reino Unido?

Conhecido oficialmente como o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, trata-se de um estado soberano composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, cuja capital é Londres. Encontra-se governado por um sistema parlamentar no qual o primeiro-ministro é o principal governante, no entanto, as capitais dos estados que compõem o Reino Unido contam com administrações próprias, tendo assim um governo descentralizado.

Portanto, o Reino Unido é um país constituído por 4 estados: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido - Reino Unido

Inglaterra

Após esta explicação fica muito claro que ao falar de Inglaterra referimos-nos a um dos 4 estados do Reino Unido, cuja capital é Londres, e também a capital do Reino Unido, concentrando ali parte da administração e o peso, por essa razão a Inglaterra é o estado mais mediaticamente conhecido dentre os que formam as ilhas britânicas.

Agora ficou bem mais fácil ver a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido. E para você, ficou claro?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

1 de 3

Voltar ao topo da página