Qual é a diferença entre ética e moral

Qual é a diferença entre ética e moral
Imagem: temaeticamoral.wikispaces.com

As palavras ética e moral podem parecer a mesma coisa, mas não são. Ética e moral são dois termos que se complementam, mas cujos significados são bem diferentes. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos, com exemplos e definições, o significado real para determinar qual é a diferença entre ética e moral.

Passos a seguir:
1

A ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade. Por exemplo, considera-se ético que uma pessoa consuma carne porque ela não está deixando de cumprir nenhuma norma social.

2

Por outro lado, a moral influencia nas regras de conduta de uma pessoa. Por exemplo, para uma sociedade pode parecer ético caçar animais mas para algumas pessoas é algo imoral, pois essa prática atenta contra a liberdade dos animais.

3

Enquanto isso a moral constitui uma referência básica de conduta pessoal, ou seja, o que é correto ou não. A ética constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade.

4

Tanto a ética como a moral constituem nossos costumes e formas de agir, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas.

5

Uma das diferenças é que a moral dita normas e critérios de atuação, e a ética por sua vez trata de fundamentar essas normas de forma racional. Por exemplo, pode ser moral fazer o ensino médio porque é um ensino obrigatório, mas é ético porque o ensino serve para formar e dar um futuro ao indivíduo.

6

Resumindo, a ética são determinados tipos de comportamentos, sejam eles corretos ou incorretos. Enquanto isso a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre ética e moral, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.