Qual é a diferença entre Estado e nação

Qual é a diferença entre Estado e nação

É provável que já tenha acontecido mais de uma vez ter dificuldade em diferenciar claramente o que é um Estado e o que é uma nação. Não se preocupe, isso é normal acontecer e não é por acaso, porque são dois conceitos que muitas vezes se utilizam indistintamente, sobretudo na imprensa. Mas não é exatamente o mesmo, já que Estado é claramente uma entidade diferente de uma nação, ainda que às vezes estejam unidas. Neste artigo do umCOMO vamos ajudar você a perceber qual é a diferença entre Estado e nação para que possa aprender e compartilhar com seus familiares e amigos.

O que é um Estado?

O dicionário traz a noção de Estado como o de "país soberano" e como tal, é reconhecido pela comunidade internacional. Um Estado está situado em um determinado território e dotado de órgãos de governo próprios. Por isso podemos dizer, segundo o dicionário, que um Estado é o conjunto dos poderes e órgãos de governo de um país soberano. Mas cuidado, também há países organizados como uma federação de estados, como os Estados Unidos.

Quando Estado se escreve com maiúscula?

A palavra Estado escreve-se com maiúscula quando nos referimos ao conjunto de órgãos que integram um governo de um determinado país soberano ou a uma forma de organização política que integra a população de um território, segundo indica a Fundeu. Por conseguinte, dizemos o Estado argentino, chefe de Estado, golpe de Estado.

Isto que parece um trava língua é muito simples: Estado escreve-se com maiúscula quando designa uma entidade, organismo ou instituição: dizemos chefe de Estado, como dizemos máximo representante da Igreja.

Mas nunca escreveremos com maiúscula quando nos referimos, por exemplo, a uma situação: estado de emergência. Também não escrevemos com maiúscula quando se trata de um estado dentro de um Estado maior. Por exemplo: o estado de Nova York, que faz parte e depende dos Estados Unidos. Assim, o estado de São Paulo faz parte do Estado brasileiro.

O que é uma nação?

O termo nação está unido ao que entendemos por comunidade, um grupo de pessoas que compartilham tradições, idioma, cultura ou religião. São pessoas que se identificam por compartilhar um passado comum, muitos dirão que é um sentimento manifestado de diferentes maneiras, a culinária ou a musical, por exemplo. Sempre se escreve com minúscula.

A comunidade judaica, por exemplo, forma uma nação, parte da qual vivem no Estado de Israel, mas outra parte dessa nação reside em outros países, o que conhecemos como diáspora.

Diferença entre Estado e nação

Como vimos, a principal diferença entre Estado e nação é conceitual e tem seu reflexo na realidade. Em poucas palavras, o Estado é uma entidade, algumas vezes ouviremos falar, por exemplo, do aparelho do Estado, integrado por um governo e seus poderes independentes.

Quando falamos de nação, nos referimos a um conjunto de pessoas, mais ou menos numeroso, que estão unidas por um passado comum, uma história que os faz sentir parte de uma comunidade. Uma nação vive ou reside em um Estado, mas um Estado nunca vive em uma nação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre Estado e nação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.