Qual é a diferença entre átomo e molécula

Qual é a diferença entre átomo e molécula

Os átomos e as moléculas são elementos que fazem parte da nossa matéria mas são muito diferentes entre si. Enquanto uns são a parte indivisível da matéria, outros formam os elementos que podemos ver ao nosso redor. Neste artigo do umCOMO vamos ajudá-lo a compreender mais profundamente nosso mundo e seu funcionamento, por isso, contamos-lhe qual é a diferença entre átomo e molécula para que, desta forma, entenda em que consiste tudo isso a que chamamos de vida.

O que é um átomo

Antes de saber qual é a diferença entre átomo e molécula temos que entender o significado de cada uma destas partículas. Por um lado, os átomos são elementos básicos que formam a matéria, seu tamanho é de 0,1 a 0,5 nanômetros de largura e nem sequer são visíveis a olho nu, nem mesmo usando aparelhos como o microscópio.

Há diferentes tipos de átomos e cada um deles possui uma massa e um tamanho concreto. Quando agrupamos esses átomos por tipos é quando determinamos os elementos químicos. Até hoje, foram descobertos 118 elementos que foram divididos em:

  • Metais
  • Metaloides
  • Não metais

Estes elementos encontram-se na tabela periódica e foram distribuídos segundo o seu número de átomos.

A composição dos átomos

Um átomo é composto por prótons, nêutrons (que se encontram no núcleo, isto é, no centro do mesmo) e por elétrons que giram ao seu redor. No caso dos elétrons, eles estão unidos ao núcleo graças à força electromagnética que o centro do átomo exerce, visto que os elétrons têm uma carga negativa, enquanto o resto, uma carga positiva.

Os átomos dos diferentes elementos podem ser unidos e é então quando se formam as moléculas. Isso acontece graças a diferentes reações químicas.

O que é uma molécula

Agora vamos ver o que é uma molécula. Trata-se da menor parte de uma substância e é formada por átomos que são diferentes entre si, portanto estão separados uns dos outros. A diferença das moléculas é que elas podem reagir de diferentes maneiras, assim como os elementos que a compõem, isto é, a água (molécula) tem um comportamento diferente ao do oxigênio ou do hidrogênio (átomos).

Os átomos podem estar unidos entre si de formas diferentes e, por isso, as moléculas podem ter uma aparência diferente com formas hexagonais, pentagonais, etc.; além disso, também tendem a se unir a outras moléculas.

Tecnicamente, as moléculas se apresentam com uma fórmula conhecida como "fórmula molecular". É formada pelo nome do elemento em questão seguido do número de átomos existentes na moléculas, por exemplo:

  • Açúcar: C6H12O6

As diferenças entre átomos e moléculas

Em suma, a diferença entre átomo e molécula é que os átomos são os que formam a matéria e, por outro lado, as moléculas estão formadas por diferentes átomos que se uniram. Esta é a principal diferença.

Mas, além disso, os átomos não existem de forma individual na natureza, sempre estão unidos a outro elemento. No entanto, quando se forma uma molécula, ela sim pode existir de forma individual no meio ambiente, por este motivo podemos encontrar uma molécula de água, de carbono, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre átomo e molécula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.