Qual é a diferença entre astronomia e astrologia

Qual é a diferença entre astronomia e astrologia

Às vezes, temos dúvidas sobre a diferença entre dois termos muito próximos, como é o caso da astronomia e a astrologia. Trata-se pois de dois estudos muito próximos, já que ambos se baseiam nos astros, mas contam com diversos fatos diferenciais entre ambos que devemos conhecer. Em umComo.com.br queremos explicar mais a respeito de quais são as diferenças entre astronomia e astrologia para que saiba qual é qual.

Astronomia

Ao falar de astronomia referimos-nos à ciência referente aos astros, e principalmente às leis de seus movimentos. Desta forma, trata-se dos conhecimentos científicos referentes à parte física dos astros: posição, tamanho, localização, etc.

Imagem: solarsystemscope.com

Astrologia

No entanto, a astrologia é o "estudo da posição e do movimento dos astros, e através da sua interpretação e observação pretende-se conhecer e predizer o destino dos homens e prognosticar os acontecimentos terrestres", segundo o dicionário da RAE.

Cabe destacar que os estudos de astrologia não são considerados uma ciência, mas que alguns a englobam como pseudociência ou crença pseudocientífica, por seguir um sistema de crenças não provadas.

Imagem: horoscopovirtual.uol.com.br

Diferenças entre astronomia e astrologia

  • A astronomia é uma ciência, enquanto a astrologia é uma crença pseudocientífica.
  • A metodologia de estudo também é diferente: a astronomia baseia-se na lógica e dedução, a partir daquilo que pode ser visto; enquanto a astrologia incorpora no estudo a intuição e a comparação entre os astros e os seres humanos.
  • Através da astronomia estudam-se as questões físicas, a astrologia procura conhecer como o movimento dos astros afeta os humanos.
  • A astronomia estuda efeitos como os eclipses, passagem de meteoritos, cometas, etc. enquanto a astrologia está relacionada com aspectos como os horóscopos, cartas astrais, zodíaco, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre astronomia e astrologia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.