Partilhar

Qual é a diferença entre aparte e à parte

São muitas as palavras ou expressões que podem gerar dúvidas na hora de escrever, já que se pronunciam da mesma forma mas podem ser escritas de formas diferentes. É o caso de "aparte" e "à parte", cujos significados são diferentes mas sua pronúncia é exatamente igual. Para não se confundir, neste artigo de umComo explicamos-lhe qual é a diferença entre aparte e à parte.

APARTE

Quando escrevemos este termo como uma só palavra, "aparte" pode ter diversos significados e funções gramaticais. É por isso que na maioria dos casos deveremos escrever desta forma:

  • Adjetivo: sinônimo de "diferente, singular". Ex: Seu exame de hoje é um caso aparte.
  • Advérbio: para expressar "em outro lugar". Ex: Juan deixou seus livros aparte para não confundi-los com os meus.
  • Substantivo: "Texto que na obra dramática deve ser recitado deste modo". Ex: Respire bem no segundo aparte, o texto é longo.
  • Preposição: significa "com omissão de" ou "sem incluir". Ex: Considere que o preço é IVA aparte.

Também podemos usar como uma só palavra quando falamos do sinal de pontuação "ponto e aparte". Ex: Após esta oração, deverá escrever um ponto e aparte.

À PARTE

No caso de "à parte", escrito separadamente estamos diante da combinação da preposição "à" e o substantivo "parte".

Ex: Ontem na reunião só vi à parte dos vizinhos, não estavam todos.

A viagem correr bem, à parte um pequeno problema com as malas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre aparte e à parte, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre aparte e à parte

Voltar ao topo da página