Qual a vantagem dos aterros sanitários

Qual a vantagem dos aterros sanitários
Imagem: algar.com.pt

Um aterro sanitário é um campo destinado ao deposito final de detritos sólidos gerados pelos humanos, não apenas os resíduos domésticos mas aqueles provenientes de indústrias, comércios, áreas de saúde ou construção. Trata-se de um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados, que chamamos de chorume, acima de uma camada impermeável de polietileno denso, e este sobre um solo compactado para evitar vazamentos e contaminação do solo que poderiam causar uma contaminação em lençóis freáticos. O aterro trata deste chorume para que assim cause menos poluição ao ambiente.

Neste artigo, umComo te explica qual a vantagem dos aterros sanitários.

Como funciona o aterro sanitário

Os aterros geralmente são construídos em locais distantes das grandes cidades ou centros urbanos, por causa do mau cheiro. As pessoas que trabalham no aterro geralmente pertencem a meios rurais próximos à eles. Esses aterros, construídos com critérios ambientais específicos visando proteger o ambiente (ar, água e terra ao seu redor) da poluição que eles produzem.

No meio do processo existe uma parte de triagem e nela há um maior aproveitamento dos materiais para a reciclagem reduzido as próprias quantidades de lixo que são depositadas no aterro. Além disso os aterros também proporcionam emprego para a região em que ele se encontra reduzindo outro flagelo social. Mesmo que o aterro venha a ser fechado, encerrando suas atividades, poderá ser recuperada a área em que ele foi utilizado uma vez que ele não compromete o solo.

Os aterros implicam uso de meios mecânicos além de um conjunto de regras essenciais para a sua correta utilização.

Imagem: blogdaengenharia.com

Manutenção do aterro

A compactação, monitoração topográfica das águas, monitorização de tratamentos, coberturas e drenagem são processos que fazem parte da sua manutenção.

Todo o lixo do local é compactado utilizando tratores formando blocos que posteriormente serão cobertos com argila e no final do procedimento o lixo ficará protegido da ação de moscas, baratas, ratos que podem ser encontrados nas lixeiras convencionais.

Acontece desta forma por que durante muito tempo o lixo era depositado em lixões, terrenos baldios que ficavam a céu aberto. Além de problemas estéticos e ambientais criados por essas instalações, também haviam os casos de degradação da saúde pública uma vez que os lixos eram simplesmente largados nesses locais.

Além dos tipos de resíduos citados até agora, existe uma gama deles que devem ter tratamento especial após o seu descarte por apresentar grande risco à saúde pública ou ambiental, como lixo tóxico e radioativo por exemplo.

Tipos de aterros para tipos de lixo

Alguns aterros são especialmente construídos para resíduos sólidos, outros para resíduos industriais, resíduos domésticos, entre outros.

Dependendo do tipo de lixo que o aterro recebe as suas instalações podem mudar, alguns podem ser vedados com acesso controlado, impermeabilizado de acordo com as necessidades dos resíduos e em todos os casos estes resíduos são cobertos com terra, além dos benefícios citados desta forma também não se estraga a paisagem do local.

Vantagens e desvantagens dos aterros.

Vantagens dos aterros

  • Diminuição no risco de incêndios.
  • Redução de riscos de poluição no ambiente.
  • Proporciona a forma correta de deposição de detritos sólidos.
  • Evita a transmissão de doenças, não contaminando as águas e protegendo o solo e o ar.
  • Grande capacidade de redução dos resíduos.

Desvantagens dos aterros

  • Necessitam de planejamento paisagístico controlado e profissional.
  • Precisam controlar rigorosamente o depósito de resíduos no local.
  • Custos elevados na construção.
  • Necessita de grande área para a sua construção.
  • As normas para os aterros são cada vez mais exigentes e existe uma resistência das comunidades localizadas próximas ao local da construção do mesmo.

Conclusão

Ao analisarmos as vantagens e desvantagens dos aterros podemos concluir que os aterros são a melhor opção atual para depositar os detritos produzidos pela nossa sociedade, mas a sua construção é difícil e demorada, no entanto, proporcional aos benefícios que ela traz ao ambiente em comparação com os lixões.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem dos aterros sanitários, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.