Qual a vantagem do horário de verão

Qual a vantagem do horário de verão
Imagem: informecidade.com

O horário de verão é um tema que gera discussões polêmicas e exigem a aprovação de um governo para ser utilizado. Como em quase toda decisão, o horário de verão também traz vantagens e desvantagens e, dependendo de onde o país se localiza esta medida pode apresentar mais benefícios que problemas e nestes casos eles costumam ser aprovados.

No caso do Brasil o horário de verão existe pois proporciona muitos benefícios para o governo, povo e até o ambiente. Neste artigo umComo te explica qual a vantagem do horário de verão.

Vantagens do horário de verão

  • Redução do consumo de energia elétrica: Com uma hora a mais de dia, além do fato de no verão o dia naturalmente já durar mais tempo. Com isso se reduz o consumo de energia nos horários de pico, das (18 às 21h).
  • Redução da necessidade de atividades termoelétricas: Com maior duração do dia temos mais tempo de calor e menor necessidade de gastar mais energia para aquecer a água do chuveiro quando for tomar banho, por exemplo. Por um outro lado, manter a casa fresca pode ser um problema.
  • Maior desempenho dos serviços de manutenção: Como consequência da diminuição da demanda de energia os serviços de manutenção podem operar com mais facilidade e com menor chance de atrapalhar as pessoas.
  • Diminuição dos riscos de apagões: Outro efeito secundário da diminuição da demanda.
  • A redução do consumo de energia é ainda maior em regiões serranas, litorâneas e outras áreas de vareio.

Desvantagens do horário de verão

  • Não são todos que usufruem do horário de verão: Os estados localizados ao Norte e Nordeste não podem usufruir destas vantagens.
  • A economia de energia pode ser conseguida de outras formas: A economia gerada pelo horário de verão é em torno dos 4% em horários de pico, o que poderia ser conseguido com o uso ético e racional da energia e para isso seriam necessárias campanhas de conscientização do povo além de disciplina da parte dele.
  • Confusão: Algumas pessoas podem acabar ficando desorientadas pela mudança do horário, os idosos, crianças e doentes estão entre a parte da população que ficam com o relógio biológico mais alterado. Além disso pode causar desconforto psicológico com a sensação de perda de tempo.
  • Interfere na programação de emissoras de rádios, televisão e até agencias bancárias nas regiões onde o horário de verão não é válido, como no Norte e Nordeste.
  • O horário de verão pode afetar o calendário: Como no Brasil a mudança ocorre a meia noite, pode haver confusão em casos de datas de nascimento, óbito, maioridade, término de seguros. Países como Canadá e EUA fazem a mudança à 1h justamente para evitar este problema.
  • Aumento do consumo de energia durante a manhã: Como o relógio é adiantado, aquelas pessoas que costumam acordar bem cedo irão acordar ainda nas escuras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem do horário de verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.