Qual a diferença entre poligamia e bigamia? - Conceitos e definições

Qual a diferença entre poligamia e bigamia? - Conceitos e definições

Tudo tem uma definição nessa vida, acontece que 'dar nome aos bois' muitas vezes causa confusões conceituais e também vocabulares. Algumas das principais dúvidas estão relacionadas aos conceitos de relacionamentos e suas nomeações. Se você já se perguntou qual a diferença entre poligamia e bigamia, atente-se às informações que o umCOMO reuniu sobre o tema.

O que é poligamia?

Por definição no dicionário, poligamia significa um regime familiar que consiste em um marido com várias esposas ou uma esposa com vários maridos (situação que também pode ser definida como poliandria). A expressão vem do grego e está relacionada ao conceito de casamento de vários casamentos.

O antônimo (oposto) dessa palavra seria monogamia, o tipo de relacionamento em que se tem apenas um parceiro, teoricamente, para o resto da vida e é o mais comum nos relacionamentos atuais da cultura ocidental. Diferente do que alguns pensam, o conceito de poligamia é referente a relações com mais de um parceiro onde todas as partes sabem e aceitam. Ou seja, ter amantes não é ser poligâmico. E sim ter várias esposas e várias namoradas que concordam com isso e sabem das outras partes. Um exemplo disso são os relacionamentos abertos.

No reino animal esse conceito também pode ser aplicado a espécies que mantêm mais de um vínculo sexual no seu período reprodutivo. De acordo com a biologia, apenas 5% dos mamíferos são monogâmicos, enquanto as aves têm uma taxa de 92% de monogamia.

O que significa monogamia?

A monogamia é o oposto de poligamia e juridicamente significa 'casamento civil'. Uma relação monogâmica consiste em um casal que mantém relações sexuais apenas entre ambos. No mundo animal essa expressão também faz referência aos animais que têm um único parceiro por toda a vida.

Hoje em dia, há quem questione se a monogamia é a naturalidade do ser humano ou se foi uma convenção social imposta que, na verdade, não seria natural do Homo sapiens. De acordo com historiadores, a monogamia foi uma invenção por necessidades de patrimônio em que os homens precisavam ter certeza que seus filhos realmente eram seus herdeiros legítimos.

O fato é que na cultura ocidental é vista como convencional e correta, por lei.

Poliandria - O que é poligamia feminina?

A poligamia feminina, quando uma mulher tem vários parceiros com a aceitação deles, tem o nome de poliandria. Esse termo pode ser aplicado apenas para mulheres. Diferente da poligamia (masculina) esse é um tipo de relação muito menos comum na história.

As regiões do mundo mais famosas por terem casos 'comuns' de poliandria são Índia, Sri Lanka e Tibet. Ainda assim, estima-se que esse tipo de matrimônio corresponda no máximo a 1% do total de matrimônios no mundo.

Imagem: cineclick.com.br

Diferença entre poligamia e bigamia

É comum confundir poligamia com bigamia, já que essa segunda palavra deixa com a impressão de que bigamia significa ter um relacionamento com duas pessoas ao mesmo tempo, o que também seria poligamia. Mas, na verdade bigamia significa casar com alguém quando você já/ainda está casado com outra pessoa. Ou seja, se você não se divorciou e se casa com outra pessoa, você está cometendo bigamia, o que é considerado crime no Brasil.

Para um ato ser considerado bigamia é preciso que ele aconteça em uma relação monogâmica.

Poligamia é crime no Brasil?

No ocidente raramente são legislativamente aceitos casos de poligamia. O regime familiar mais comum é o matrimônio monogâmico que só pode ser rompido com um divórcio. No Brasil, trair conscientemente um casamento legal (registrado juridicamente) com uma ou mais pessoas está previsto no Código Penal (artigo 235) e pode levar a reclusão por poligamia ou bigamia de 1 a 6 anos.

Portanto, o que acontece é que legalmente não é possível estabelecer esse tipo de relação. O que faz com que a poligamia e a bigamia sejam, sim, consideradas crimes no Brasil. Contudo, ter relacionamentos abertos e praticar o poliamor não são considerados crimes se não estão rompendo um relacionamento registrado em cartório.

Poligamia na Bíblia

Apesar de muitas interpretações possíveis não há nenhum passagem bíblica que afirme efetivamente que esse é um ato imoral. Inclusive, no Velho Testamento alguns personagens bíblicos são descritos como polígamos, de acordo com passagens que citam suas várias mulheres. Abraão, Jacó, Davi e Salomão são os mais conhecidos. Mesmo assim, estudantes do catolicismo afirmam que na Bíblia a monogamia é apresentada por Deus como o plano ideal. Judaísmo e hinduísmo enquanto instituição também não toleram a poligamia.

Já o islamismo, admite a poligamia em algumas situações e esses vínculos são estabelecidos pelo Estado.

Países poligâmicos - mapa da poligamia

Saiba quais são os países que admitem ou não toleram a poligamia de acordo com seus costumes e leis:

  • Azul escuro: casamentos polígamos reconhecidos pela lei;
  • Azul royal: casamentos polígamos reconhecidos pela lei em algumas regiões;
  • Rosa: casamentos polígamos realizados no exterior são reconhecidos;
  • Verde água/azul claro: exceções para algumas relações poligâmicas;
  • Amarelo claro: questão em consideração política;
  • Amarelo escuro: poligamia é proibida;
  • Laranja: casais poligâmicos são punidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre poligamia e bigamia? - Conceitos e definições, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.