Partilhar

Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: mundoanimal66.blogspot.com

O mico-leão-dourado é uma espécie que apenas pode ser encontrada na Mata Atlântica. É comum que ele seja avistado em grupos familiares e a maioria vive cerca de oito anos. Em sua dieta temos frutos, alguns animaizinhos vertebrados e invertebrados, geralmente insetos e os Micos também são responsáveis pela dispersão de uma grande quantidade de sementes ao comerem os frutos e desta forma se tornam importantes para o seu bioma.

No trecho acima temos informação sobre o habitat e o nicho ecológico do mico-leão-dourado, aqueles que entendem do assunto podem sacar de primeira, caso você não saiba qual a diferença entre habitat e nicho ecológico, este artigo pode te esclarecer esta dúvida, confira:

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

O que é Habitat?

Ao usarmos o termo habitat, nos referimos ao local em que uma determinada espécie vive ou habita. Existem espécies que são adaptadas para viverem em determinados locais, neste caso, este determinado local é o habitat desta espécie, o local ideal para que ela possa se alimentar, reproduzir e sobreviver.

O habitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica

O que é nicho ecológico?

A maioria das pessoas pode pensar que nicho ecológico se trata de um local onde a espécie tem facilidade de se desenvolver, mas como já vimos no parágrafo acima, este é o habitat.

Nicho ecológico está mais ligado ao modo de vida deste determinado animal, as suas relações com o ambiente, tipo de reprodução, forma de alimentação, seus hábitos, predadores naturais e forma de sobrevivência, por exemplo. De certa forma, o nicho é a forma que o animal se relaciona com o seu habitat.

Em sua dieta temos frutos, alguns animaizinhos vertebrados e invertebrados, geralmente insetos e os Micos também são responsáveis pela dispersão de uma grande quantidade de sementes ao comerem os frutos e desta forma se tornam importantes para o seu bioma.

Facilitando o estudo e a memorização das diferenças

Para facilitar os estudos, nada melhor do que relacionar os temas com situações do dia a dia. Pense numa pessoa que frequenta a escola e está em seu segundo ano do ensino médio.

O habitat seria o endereço da escola e o nicho ecológico seriam todas as informações de como a pessoa se relaciona com a escola e com as outras pessoas que estudam neste mesmo local, qual é o seu grupo de amigos, o que ela almoça na cantina, em quais matérias ela se destaca e quais matérias ela não se dá muito bem, coisas deste tipo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico

Imagem: mundoanimal66.blogspot.com

Voltar ao topo da página