Qual a diferença entre anexo e apêndice

Qual a diferença entre anexo e apêndice
Imagem: ebah.com.br

Durante o desenvolvimento de TCC é comum surgirem duvidas entre algumas palavras comuns no vocabulário universitário, coisas como a diferença entre índice e sumário na hora de escrever um texto ou formular um trabalho podem causar dor de cabeça nos estudantes. Por isso, neste artigo umComo te explica qual a diferença entre anexo e apêndice.

Anexos e Apêndices, para que servem

Tanto os anexos quanto os apêndices, num texto, trabalho científico são textos extras que só devem ser incluídos quando são necessários para a compreensão do mesmo. Ambos devem ser referenciados no sumário do TC, sendo que os anexos devem aparecer após os apêndices, caso existam os dois tipos no mesmo trabalho.

(As informações deste artigo estão baseadas nas normas da ABNT)

Imagem: ebah.com.br

Quando usamos os Anexos

O anexo, de acordo com a NBR 14720 de dezembro de 2005 (norma que faz parte da Associação Brasileiras de Normas e Termos), é usado para referenciar documentos necessários somente e para a compreensão do trabalho científico. Usamos o anexo para tratar de documentos não elaborados pelo autor, quando usamos mapas, estatísticas, textos científicos, leis ou estatutos, sendo todos eles necessários para entender ou complementar o trabalho.

O anexo deve ser referenciado no sumário obrigatoriamente.

Quando usamos os Apêndices

O apêndice, também de acordo com a NBR 14720 de dezembro de 2005 (norma que faz parte da Associação Brasileiras de Normas e Termos), é o termo que usamos para referenciar documentos necessários para e somente argumentar de acordo com o texto. São documentos extra de autoria de quem escreve o trabalho científico para reforçar os argumentos dos seus textos.

Os apêndices, assim como os anexos devem constar no sumário e deve ser localizado após as referencias e antes dos anexos.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer a diferença entre língua e linguagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre anexo e apêndice, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.