Quais são os principais ramos da biologia

Quais são os principais ramos da biologia

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos. No entanto, como ciência conta com múltiplos ramos que pretendem estudar aspectos como a evolução, nutrição, morfogênese, reprodução, etc. Se estão interessados em saber um pouco mais, mostramos para vocês quais são os ramos da biologia.

Passos a seguir:
1

A Biologia celular ou citologia é o ramo da biologia encarregada de estudar a estrutura e a função das células. Esta disciplina encarrega-se de compreender quais são as propriedades, estruturas e funções, entre outros, bem como sua interação com o meio ambiente. Sem dúvida, é um campo bastante amplo, que pôde ser estudado graças à criação do microscópio óptico.

2

Do mesmo modo, a Biologia molecular é a disciplina encarregada de estudar os processos biológicos no nível molecular. A verdade é que este ramo compartilha aspectos da Biologia, mas também da Química, particularmente da Genética, e da Bioquímica. Estaria centrada, principalmente, no estudo das interações entre os diferentes sistemas da célula.

3

A Biologia do desenvolvimento é o ramo da biologia que estuda como é o desenvolvimento dos seres vivos desde que nascem até que morrem. Se aprofundarmos um pouco mais, devemos dizer que esta disciplina estuda os processos pelos quais os organismos crescem. Assim, estaria centrado nos controles genéticos do crescimento celular, bem como na diferenciação celular e na morfogênese.

4

A Biologia marinha é aquele ramo da biologia que se encarrega de estudar todos os seres vivos que habitam dentro do meio marinho. Esta disciplina engloba por sua vez uma lista de especialidades que se concentram em campos mais específicos. Assim, podemos destacar, por exemplo, a ictiologia, que estudaria diretamente os peixes; a malacologia, que se encarregaria dos moluscos; a ficologia, que se concentraria nas algas; ou a cetologia ou o estudo dos cetáceos.

5

Na Fisiologia, estudam-se as funções que têm os seres vivos. Um ramo que se ocupa de estudar as funções respiratórias, reprodutivas, sistema nervoso, etc. Do mesmo modo, dentro da fisiologia, e dependendo do tipo de organismo vivo, podemos distinguir entre três grupos, a Fisiologia vegetal, a Fisiologia animal e dentro desta última a Fisiologia humana.

6

A Genética é um apaixonante ramo da biologia que tenta estudar a herança biológica que é transmitida de geração em geração. É um ramo bastante complexo cujo principal objeto de estudo são os genes, formados pelos segmentos de DNA e RNA.

7

A Zoologia é a disciplina encarregada de estudar a vida animal. Como no resto dos principais ramos da biologia, encontramos algumas subdisciplinas como por exemplo a Aquariologia ou a Aracnologia, só para dar alguns exemplos.

8

Contamos também com a Botânica, a disciplina da Biologia que se ocupa diretamente de estudar os vegetais. É um ramo muito amplo, pois estuda tudo o que tem a ver com este mundo vegetal. Assim, através dela podemos classificar, descrever, identificar e aprender sobre a reprodução, morfologia ou fisiologia dos seres naturais do mundo vegetal.

9

A Ecologia é o ramo da biologia que se encarrega de estudar a relação que têm os seres vivos do planeta com seu habitat natural. Assim, é estudado tudo o que diz respeito à adaptação dos seres vivos aos seus diferentes habitats como por exemplo o clima ou a geologia.

10

Por último, também encontramos a Microbiologia, ciência ou ramo da biologia que se concentra em estudar os microrganismos, que são os menores seres vivos. Estes organismos são completamente invisíveis aos olhos do homem, portanto só podem ser visíveis através do uso de um microscópio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os principais ramos da biologia, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.