Quais são os idiomas oficiais da ONU

Quais são os idiomas oficiais da ONU
Imagem: latinamente.com

Os documentos oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) estão escritos em seis línguas diferentes. Além disso, durante as reuniões, os membros da ONU também se comunicam nestes idiomas. Isto é, o representante de cada país que forma as Nações Unidas pode falar em qualquer das seis língua oficiais, que são o espanhol, inglês, chinês, russo, francês e árabe. Em umComo vamos dar mais alguns detalhes sobre os idiomas oficiais da ONU.

Espanhol

É a língua oficial da Espanha, da América Hispânica, de algumas zonas dos EUA, do Sahara Ocidental, Guiné Equatorial e de algumas zonas das Filipinas. Ainda que pareça mentira, o espanhol é o segundo idioma mais falado em todo mundo, uma vez que 466 milhões de pessoas falam espanhol, embora esse número tenha chegado a 528 milhões de pessoas que decidiram estudar o idioma ao longo de sua vida. Devido à sua propagação pela América, o espanhol tem sido a língua romance que tem conseguiu maior difusão.

Árabe

O árabe é o oitavo idioma com maior número de falantes do mundo. O árabe clássico baseia-se na língua que se empregou para redigir o Corão, no entanto nos séculos XIX-XX a civilização ocidental e algumas determinadas elites revigoraram o árabe clássico e deram origem a um árabe mais moderno, que é o que se emprega na atualidade. Cerca de 280 milhões de pessoas têm o árabe como primeira língua e 250 milhões de pessoas, como segunda língua.

Chinês

O chinês é a principal família linguística que se propagou pela Ásia. O idioma chinês tem muitos dialetos, porém o mais conhecido e o que mais se emprega é o mandarim, com 836 milhões de falantes em todo mundo. O mandarim é falado no centro, sudoeste, noroeste e nordeste da China, servindo também como base para definir o chinês regular.

Francês

O francês é uma das línguas com maior difusão do mundo, como tradicionalmente era usada como língua de diplomacia. A Carta Magna francesa do ano 1958 diz textualmente que o idioma oficial da República Francesa é o francês. Porém, a forte imigração de outras zonas ao país fez com que regiões que são exclusivamente francófonas diminuíssem o número de falantes de francês.

Inglês

O inglês difundiu-se por todo mundo devido à importância política, econômica, científica, militar, colonial e cultural da Grã-Bretanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. Por esse motivo, a língua inglesa foi imposta como a segunda língua a ser estudada em muitos países.

Russo

O russo é uma língua indo-europeia com 278 milhões de falantes. O russo, é outro dos idiomas oficiais da ONU que também é falado na Rússia, Bielorrusia, Ucrânia, Quirguistão, Cazaquistão, Abecásia e Ossétia do Sul . Também é usado em uma parte da Ucrânia, Estônia, Letônia e na Crimeia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os idiomas oficiais da ONU, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.