Quais são os dez mandamentos

Quais são os dez mandamentos
Imagem: unicodios.blogspot.com

Quando uma criança faz a comunhão, antes frequenta a catequese, onde aprende os ensinamentos da Bíblia e onde deve aprender os dez mandamentos, também conhecidos como a lei de Deus. Segundo a Bíblia, Moisés subiu ao monte Sinai e permaneceu no cume por 40 dias. Durante esse tempo, Deus entregou a ele duas tábuas onde estavam escritos os dez mandamentos. No seguinte artigo da umComo lembramos a você quais são os dez mandamentos.

Passos a seguir:
1

O primeiro mandamento é 'Amar a Deus sobre todas as coisas'. Isto quer dizer que Deus deve ser colocado antes de todo o resto. O primeiro mandamento significa que se deve alimentar a fé e recusar tudo o que se opõe a ela.

2

O segundo mandamento é 'Não tomarás o nome de Deus em vão'. Este mandamento proíbe o juramento falso, isto é, usar o nome de Deus para fazer os outros acreditarem que o que se afirma é verdade.

3

O terceiro mandamento é 'Santificarás os domingos'. Neste mandamento pede-se ao cristão para ir à missa nos dias santificados, isto é, nos domingos e nos dias fixados pela igreja como dias de descanso.

4

O seguinte mandamento é 'Honrarás teu pai e tua mãe'. Com este mandamento Deus quer que todo mundo compreenda que não só devemos agradecer a Ele o fato de ter nos dado a vida, mas sim fazer o mesmo com nossos progenitores.

5

O quinto mandamento é 'Não matarás'. Este mandamento prescreve conservar e defender a integridade da vida humana e proíbe tudo aquilo que atenta contra a dignidade e a vida das pessoas.

6

O sexto mandamento é 'Não cometerás atos impuros'. Neste caso a pureza é associada com uma virtude, e atos como o adultério são considerados impuros, portanto a Bíblia não os permite.

7

O sétimo mandamento é 'Não roubarás'. Este mandamento pede para não se apropriar indevidamente dos objetos de outras pessoas.

8

O oitavo mandamento é 'Não dirás falso testemunho nem mentirás'. Neste mandamento prescrevem-se os deveres relativos à veracidade e à honra, aspectos muito bem considerados ao longo de todos os mandamentos.

9

O nono mandamento é 'Não terás pensamentos nem desejos impuros'. Este mandamento ordena viver a pureza desde o interior e proíbe todo pecado interno contra essa virtude, isto é, os pensamentos e desejos impuros.

10

O último mandamento é 'Não cobiçarás os bens do próximo'. O décimo mandamento exige que se deixe de lado a cobiça e pede para que tentemos ser felizes com o que temos.

Veja também: Quanto tempo dura uma geração?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os dez mandamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.