Quais são os deuses gregos

Quais são os deuses gregos

A mitologia grega, mesmo tendo sido concebida milênios atrás na Grécia antiga e muitos desses registros serem incertos, deixou um legado enorme para a sociedade ocidental. Podemos ver influências dela até hoje no cinema, na poesia, na literatura, videogames, moda, nas artes plásticas e até em nomes utilizados até hoje em diversos países.

Ela fala sobre a origem do mundo, as divindades e suas vidas, trajetórias de heróis, e outras criaturas mitológicas. Inicialmente propagada oralmente, a mitologia grega começou a ter registros escritos que são lidos até hoje. Esses escritos e livros continuam recebendo adaptações e versões para os mais diversos públicos e em diferentes mídias, como desenhos animados, livros infantis, jogos eletrônicos, cinema e por aí vai.

Como a Grécia antiga era uma sociedade politeísta, há vários deuses, e cada um deles representa algum atributo diferente. Você se pergunta como eram os deuses gregos? Para falar um pouco sobre isso e essa mitologia tão rica, o umCOMO escreveu esse artigo sobre quais são os deuses gregos.

Zeus

Você se pergunta quais eram os principais deuses gregos? Pois deve saber que Zeus, filho de Cronos e Réia, era considerado o deus dos deuses do Olimpo e o mais poderoso dos deuses gregos antigos, era o rei do Olimpo. Simbolizado por um trovão que ele segurava em sua mão como uma lança, tinha como símbolos também uma coroa de oliveira, o seu trono e o seu cetro real.

Zeus foi representado sentado neste trono na sua estátua construída por Fídias, erguida no templo de Zeus em 435 antes de Cristo. A estátua foi destruída por ordens do imperador romano Calígula no século V. Segundo a crença, Zeus era capaz de controlar o clima, podendo tanto enviar chuvas para plantações, como também causar devastações com os raios. Era conhecido como Júpiter pelos romanos.

Poseidon

Irmão de Zeus, Poseidon era o deus dos mares. Simbolizado pelo seu tridente, era o deus para quem os marinheiros rezavam antes de viagens para garantir uma viagem segura. Ele era apenas menos poderoso que o Zeus, e seus poderes alegadamente poderiam causar até mesmo terremotos. Poseidon era pai de Polifemo e do semideus Tritão. Era conhecido como Netuno pelos romanos.

Também pode te interessar: Nomes mitológicos

Ares

Filho de Zeus com Hera, Ares era o deus da guerra. Considerado cruel e covarde, Ares não é cultuado como outros deuses, por ser um deus temido e associado à agressão. Ares era admirado exclusivamente em Esparta, cidade grega de forte cultura militarista. Seus símbolos são a lança, o elmo e um círculo com uma seta em diagonal. Era conhecido como Marte pelos romanos.

Apolo

Entre os principais deuses gregos está Apolo, o deus da cura e da música. Apolo era um arqueiro e utilizava um arco de prata para caçar. Também filho de Zeus, era gêmeo de Artemis. Seus símbolos são um loureiro, um corvo e um golfinho. Apolo também era considerado o deus do Sol, e é um dos mais amados e venerados deuses gregos. Ele teria ensinado a arte da medicina para humanos, então por isso sua fama de ser o deus da cura. Apesar disso, ele poderia atingir pessoas que o deixavam em fúria com o seu arco. Era conhecido como Febo pelos romanos.

Afrodite

Alegadamente também era filha de Zeus, mas também há a teoria de que ela nasceu do mar, de dentro de uma concha, segundo o escritor grego Hesíodo. Já segundo Homero, ela teria sido filha de Zeus com Dione. Afrodite era a deusa da beleza, do amor, da sexualidade, da sedução e da fertilidade.

Seus símbolos mais famosos são gansos e rosas. Era considerada a mais bonita entre os mortais e os imortais. Conhecida como Vênus pelos romanos, Afrodite ficou imortalizada na pintura renascentista de Botticelli, chamada de O Nascimento de Vênus.

Hera

Esposa de Zeus, Hera era a rainha dos deuses gregos e a deusa do casamento, das mulheres e da família. Era considerada uma deusa vingativa e que castigava os filhos bastardos de Zeus. Nas representações e imagens, Hera era mostrada como uma majestosa deusa, e seus símbolos eram o pavão, a vaca, o romã e um escorpião. Era conhecida como Juno pelos romanos.

Atena

Outra filha de Zeus, Atena também era uma deusa da guerra, mas também da diplomacia e da sabedoria. Seus símbolos eram uma coruja e uma oliveira. A crença dizia que Atena não tinha uma mãe, que ela teria nascido diretamente de Zeus.

Apesar de ser uma deusa da guerra, ela era muito diferente do seu irmão Ares. Atena muitas vezes era representada com armas e armaduras de guerra, e seu nome acabou batizando a atual capital da Grécia, Atenas. Era conhecida como Minerva pelos romanos.

Também pode te interessar: Como se fantasiar de Deusa grega

Dionísio

Dionísio era mais um dos deuses da mitologia grega e filho de Zeus, e segundo a crença, foi o inventor do vinho, pois ele era produtor de uvas. Sendo assim, Dionísio era considerado o deus das festas e do vinho. Era o único filho de Zeus com uma mortal, e seus símbolos são a uva, um bastão e o ramo de videira. As representações de Dionísio sempre mostram ele com um copo de vinho na mão. Era conhecido como Baco pelo romanos.

Hermes

Hermes era o deus do fogo e da forja, e era representado por um martelo e uma bigorna. É representado como um anão com problemas em sua perna. Por conta da sua aparência física que o fazia ser muito diferente dos irmãos, foi o deus que foi arremessado do Monte Olimpo por Hera. Era conhecido como Vulcano pelos romanos.

Gostou de conhecer quais são os deuses gregos? Conte para a gente nos comentários se você conhecia a história de todos eles.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os deuses gregos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • THEOI, Greek Gods Disponível em: https://www.theoi.com/greek-mythology/greek-gods.html