Partilhar

Quais são as vantagens de estudar no exterior

Se tiver esta possibilidade, estudar no exterior é uma experiência das mais recomendáveis. Apesar das evidentes dificuldades que existem de adaptar-se ao princípio a um país estrangeiro, com o tempo os prós acabam superando os contras, e por isso em umComo.com.br te contamos quais são as vantagens de estudar no exterior.

Também lhe pode interessar: Quais as vantagens de fazer o ENEM
Passos a seguir:
1

Ajuda a amadurecer.

Se é a primeira vez que você sai de casa ou do país, isso te ajudará a saber administrar e você com certeza ganhará independência e autoconfiança. Você já não pode recorrer aos pais nem aos amigos de sempre, e na maioria das vezes inclusive não conhecerá ninguém no início. Precisa aprender a valer-se por si próprio em um meio estranho, e isso na escola da vida equivale a muitos créditos.

2

Aprende outro idioma.

Se você viajar para um país que não seja de língua portuguesa, deverá desenvolver-se perfeitamente no idioma local ou em inglês, se for um idioma acadêmico regular. Não convém se preocupar demais com a adaptação. Quase sempre o que no início parece todo um desafio, acaba sendo parte da rotina e força o desenvolvimento na língua estrangeira, e ainda que não se tenha uma base prévia, com um pouco de dedicação na maioria dos idiomas com poucos meses é possível ter conversas básicas com nativos.

3

Enriquece sua vida.

Aprender os costumes e a cultura de outro país sempre representam uma experiência que vale a pena. Amplia seus conhecimentos, ajuda você a desenvolver-se com gente muito diferente e faz você crescer como pessoa. Ainda que você não tenha um bom rendimento acadêmico, a experiência de estudar no exterior sempre valerá a pena mesmo que seja somente por viver imerso em outra cultura.

4

Em alguns casos, beneficia de um melhor sistema educativo.

Se, além disso, você tiver a sorte de frequentar uma universidade estrangeira de qualidade e prestígio, o benefício para você será muito maior. Você vai aprender mais, poderá comparar entre as vantagens e as desvantagens dos diferentes sistemas educativos, e seu currículo terá uma vantagem importante comparado com outros.

5

Fazer contatos no exterior.

Você não só fará amizades, mas também nunca se sabe se algum desses amigos, pelas voltas que a vida dá, não pode acabar sendo seu sócio, cliente ou contato importante para seu futuro desenvolvimento profissional. Um bom contato no exterior pode abrir muitas portas para você e vale ouro.

6

Flexibilidade.

Existem muitas formas de estudar no exterior, dependendo das necessidades e possibilidades econômicas de cada um. Desde os típicos cursos de uma ou várias semanas para praticar idiomas no verão, até um curso acadêmico completo em uma universidade. Existem inúmeras empresas de formação e academias que organizam cursos deste tipo constantemente, e você também pode candidatar-se, em função dos cursos formais que estiver realizando, a uma bolsa Erasmus ou Leonardo.

7

Melhora o CV.

Mostrar que esteve no exterior estudando ou trabalhando é um ponto importantíssimo para ser escolhido em alguns processos de seleção. Não diz apenas o que estudou e onde, mas também denota um desempenho do idioma estrangeiro e uma maturidade adicional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vantagens de estudar no exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se tiver a oportunidade de estudar fora durante um tempo aproveite-a mesmo que não esteja seguro com seu nível de idioma, já que a maioria aprende a usá-lo com facilidade.
  • Se for estudar pela via privada, compare preços entre as muitas opções que existem neste sentido.
  • Se for para fora da UE, tente realizar todos os trâmites necessários com antecipação suficiente: visto, cartão de saúde, etc.
  • Aproveita o tempo antes de fazer a viagem repassando o idioma ou aprendendo as frases básicas para sobreviver nos primeiros dias.
  • Não se esqueça de estudar!

Escrever comentário sobre Quais são as vantagens de estudar no exterior

1 comentário
A sua avaliação:
Igor Gomes Dos Santos Coutinho
gostaria muito de pode estudar no exterior
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Igor! Espero que você consiga realizar o seu sonho :)

Voltar ao topo da página