Quais são as funções do esqueleto

Quais são as funções do esqueleto
Imagem: mdig.com.br

O corpo humano é muito complexo, e isso é necessário para que consigamos executar todas as tarefas de que somos capazes, tanto a nível físico quanto intelectual. Ao estudo do corpo humano dá-se o nome de Anatomia e não admira que sejam necessários anos para dominar essa área. Encontrando-se a estudar Medicina ou não, é normal que tenha curiosidade acerca deste tema, e poderá começar por conhecer o esqueleto, conjunto de 206 ossos que constituem um corpo adulto. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para conhecer quais as funções do esqueleto.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar o esqueleto é corresponsável por suportar todo o corpo humano, mantendo-nos de pé e dando origem à nossa forma humana. Sem ele seriamos animais invertebrados e com certeza nos moveríamos de forma bem diferente.

Imagem: dnafelicidade.com.br
2

Relacionada com a função anterior, o esqueleto é também o que nos permite caminhar da forma como o fazemos, fazendo de nós seres bípedes, ou seja, que se deslocam em posição vertical. Assim sendo, tem uma função locomotiva, servindo-se dos ligamentos e articulações para nos dar movimento.

Imagem: criacionismo.com.br
3

Sem esqueleto, o nosso órgãos vitais ficariam extremamente vulneráveis, pelo que ele apresenta também a função de proteção. O exemplo mais ilustrativo é a caixa torácica, que protege o coração, os pulmões, os rins e o fígado.

Imagem: thehitway.blogspot.pt
4

É também no interior dos ossos mais longos que se dá a produção de células sanguíneas, ou glóbulos vermelhos e brancos, na substância chamada de medula óssea. A este processo dá-se o nome de Hematopoese e acontece ao longo de toda a vida.

Imagem: fenaess.org.br
5

Além disso, o esqueleto tem ainda a função de armazenar minerais que são essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, como é o caso do cálcio, potássio, fósforo e sódio. Desta forma, nos ossos encontra-se uma reserva destas substâncias para quando o organismo necessita delas.

Imagem: ruadireita.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as funções do esqueleto, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.