Partilhar

Quais são as características da pop art

Quais são as características da pop art
Imagem: xtec.cat

A pop art é uma corrente artística que marcou uma época, desde seu nascimento em meados do século passado. O uso e reciclagem de imagens muito conhecidas e suas chamativas formas estilísticas criaram uma imagem distinta que se associa a toda uma época no mundo ocidental, do final dos anos 50 e a década de 60. Se quer saber quais são as características da pop art, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Quais são as 7 belas artes

Origens e motivações

A pop art surgiu em meados do século XX e caracteriza-se pelo uso de imagens tiradas da cultura popular, usando fotografias ou desenhos de revistas, comics, anúncios publicitários ou fotogramas de filmes, tiradas de contexto. Nasce como reação ao elitismo da cultura oficial e o expressionismo abstrato imperante então, e não lhe falta um toque irônico que realça o kitsch ou banal das imagens.

Seus lugares de origem e onde mais se difundiu esta corrente são Inglaterra e Estados Unidos, desde meados dos anos 50 até metade dos 60.

Quais são as características da pop art - Origens e motivações
Imagem: infiernoseguro.blogspot.com

Características formais

A pop art é em essência uma forma de arte conceitual, ainda que haja algumas pautas estilísticas que podem ser consideradas comuns. Trata-se de uma arte que devolve a figuração e o realismo às vanguardas artísticas, mas utilizando as técnicas mais atuais da época. Não obstante, as figuras tendem a um caráter plano e inexpressivo, usando a repetição de formas e o plano frontal de forma recorrente. As formas são às vezes esquemáticas e estilizadas.

Quais são as características da pop art - Características formais
Imagem: dobersmanden.com

Temáticas

As grandes metrópoles anglo-saxãs, sobretudo Londres e Nova York como epicentros da pop art, são grandes inspiradoras das obras deste estilo. As imagens utilizadas são amplamente conhecidas pelo imaginário popular (Elvis, a Gioconda, Marilyn Monroe, um fungo atômico, um parque de atrações, etc.). Dentro das temáticas utilizadas com mais frequência estão a fama, a sexualidade, a sociedade de consumo e a industrialização da sociedade.

Também é comum a utilização de objetos ou imagens do cotidiano como motivo central de uma obra artística, exaltando o banal e aparentemente sem valor como objetos únicos, como ocorre com a famosa lata de sopa Campbell usada por Andy Warhol em uma de suas obras mais conhecidas. Trata-se de um atrevido passo mais na discussão do que é arte e de seus limites, utilizando um elemento fabricado em série e sem um evidente valor estético ou artístico como uma peça fundamental na história da arte moderna.

Quais são as características da pop art - Temáticas
Imagem: warhol.org

Técnicas expressivas

Usa frequentemente a collage, combinando pintura com objetos reais. As cores são com frequência brilhantes e puras, sem matizes. Dentro das técnicas da pop art encontramos variedade: serigrafia, óleo, fotografia, escultura, etc. Utilizam-se também materiais como a pintura acrílica, o poliéster ou a espuma de borracha.

Figuras principais

Os principais representantes da pop art incluem nomes como Andy Warhol (na foto), Roy Lichtenstein, Richard Hamilton, David Hockney, Jasper Jones e George Segal, entre outros.

Quais são as características da pop art - Figuras principais
Imagem: Wikipedia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as características da pop art, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quais são as características da pop art

Quais são as características da pop art
Imagem: xtec.cat
Imagem: infiernoseguro.blogspot.com
Imagem: dobersmanden.com
Imagem: warhol.org
Imagem: Wikipedia
1 de 5
Quais são as características da pop art

Voltar ao topo da página