Quais são as camadas da Terra

Quais são as camadas da Terra
Imagem: bolingaoeducacao.blogspot.pt

A Terra e a sua composição foi, desde sempre, motivo de grande interesse, curiosidade e investigação. O que estará para lá daquilo que vislumbramos? Como tudo começou? De que é feita a Terra? Quantos anos tem a Terra? São tudo questões que ao longo do tempo e da história suscitaram grandes pensadores e cientistas a procurar respostas!

Felizmente hoje já sabemos muitas delas e, após expedições e investigações sabe-se já de que é composta a Terra... Saiba nesse artigo de umComo.com.br quais são as camadas da Terra.

O estudo e a descoberta

O estudo das camadas da Terra e da sua composição é feito através de perfurações da crosta terrestre, onde são recolhidos elementos para análise e posterior identificação e classificação.

No entanto, estas perfurações conseguem apenas atingir aproximadamente 6730 km de profundidade, pelo que, o que fica mais profundo que esta distância, é estudado através de ondas sísmicas que vão revelando algumas características do interior do planeta.

Imagem: profwelgeo.blogspot.pt

As camadas

O nosso planeta é formado por várias matérias, temperaturas e composições.

Ao todo, a Terra apresenta 3 principais camadas e 2 descontinuidades (situadas entre uma camada e outra). São as camadas a Crosta Terrestre, o Manto e o Núcleo, e as descontinuidades a de Mohorovicic e a de Gutenberg.

O material interno do planeta encontra várias vezes forma de subir à superfície, por meio de erupções vulcânicas e fendas oceânicas.

Imagem: apolo11.com

Crosta Terrestre

A Crosta Terrestre é a camada mais pequena e externa do globo, o suporte para as formas de vida. Esta camada divide-se em duas: a crosta continental e a crosta oceânica.

Apresenta uma espessura de 35 km em áreas planas e de 65 km em áreas montanhosas e, nas zonas oceânicas, pode variar entre 5 a 15 km. É composta por rochas leves, sendo os minerais predominantes o magnésio, silício e alumínio.

Abaixo da crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohorovicic, onde as variações sísmicas são mais rápidas e fluidas.

Imagem: noticiajato.com.br

Manto

O Manto é a segunda camada da Terra, constituída por silicatos ferramagnesianos. Tem uma espessura de cerca de 2.800 Km e apresenta temperaturas que rondam os 2.000ºC, o que leva as rochas a derreterem, transformando-as em magma.

O Manto subdivide-se em manto interno e externo. O primeiro, por apresentar temperaturas mais elevadas tem uma composição mais líquida, o externo, por ter temperaturas mais baixas, tem uma textura mais pastosa.

Imagem: professormarcianodantas.blogspot.pt

Núcleo

A última camada da Terra e a mais interna é o cleo. Esta é a mais desconhecida das camadas, uma vez que as informações recolhidas se baseiam apenas no cruzamento de dados sismológicos e experimentos laborais.

A sua espessura ronda os 1.700 Km e é composta essencialmente por ferro e níquel que se encontram a temperaturas elevadíssimas, cerca de 6.000ºC.

O Núcleo divide-se ainda em núcleo externo, que se encontra no estado líquido e núcleo interno, em estado sólido. Acredita-se que este tem uma rotação superior à própria rotação da Terra, o que leva a crer que, em tempos remotos, a Terra girava mais rápido.

Imagem: realidadeoculta.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as camadas da Terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.