Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo

Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo
Imagem: Laetitia

Todos nós já ouvimos falar das 7 maravilhas do mundo antigo, aquelas construções arquitetônicas consideradas autênticas obras de mestre. Hoje em dia apenas uma continua de pé e embora se tenha ouvido falar em reconstruir algumas das outras, na realidade isso nunca foi feito. Mas, sabemos realmente quais são esses 7 monumentos que se consideram de visita obrigatória? Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as 7 maravilhas do mundo antigo.

Passos a seguir:
1

As Pirâmides de Gizeh.

Esta é a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda continua de pé e pode ser visitada no Egito. É um conjunto formado por três pirâmides, Keops, Kefrén e Micerino, e estão situadas na periferia do Cairo. A de Keops, com 146 metros de altura e 230 metros de largura, é considerada a mais importante deste conjunto, construída no ano de 2570 AC como local de sepultura para o faraó Keops.

2

Os jardins da Babilônia.

Datados do século VI AC, encontravam-se na cidade da Babilônia, o atual Iraque, sob o domínio do rei Eufrates. A construção consistia numa série de terraços de pedra apoiados em grandes arcos, de tal forma que, que visto de baixo, o jardim suspenso parecia uma escadaria alta repleta de flores.

3

O templo de Ártemis

Esta maravilha situava-se em Éfeso, na Turquia, construída pela primeira vez no ano de 550 AC dedicado à deusa Ártemis, seu o rei Creso de Lídia quem impulsionou a sua construção. Foi arrasado por um incêndio em torno do ano 356 Ac e posteriormente, Alexandra Magno ordenou a sua reconstrução, ainda assim, os godos voltaram a destruí-lo.

4

A estátua de Zeus

Foi esculpida por Fídia, o maior escultor grego, em 430 AC em Olímpia e em honra do rei dos deuses. Tinha 12 metros de altura, a sua largura enchia todo o passeio do templo que a albergava e era feita de placas de ouro e marfim sobre uma moldura de madeira. Atualmente não resta quase nada desta estátua.

5

O Mausoléu de Halicarnasso

Foi construído aproximadamente em 353 Ac e situava-se na cidade grega de Halicarnasso, atual Bodrum (Turquia). Artemis construiu-o em honra do seu marido Mausolo, segundo dizem, este é o motivo pelo qual todos os túmulos suntuosos se chamam "mausoléus". Media 40 metros de altura e destacavam-se as esculturas que o adornavam.

6

O Colosso de Rodes

Construído entre 294 AC e 282 AC à entrada do porto da cidade de Rodes na ilha de Rodes (Grécia). Era uma estátua do deus Hélios, que tinha um pedestal com 15 a 20 metros e um esqueleto de ferro, forrado a bronze, com 30 ou 32 metros, de forma que a estátua alcançava uma altura total de quase 50 metros. Manteve-se de pé até que no ano de 226 AC foi derrubada por um terramoto.

7

O Farol de Alexandria

Foi construído no século III AC por Sócrates de Cnidus para Ptolomeu II, na ilha de Pharos em Alexandria (Egito) para servir como ponto de referência do porto e como farol. Construído sobre uma plataforma de base quadrangular, tinha uma altura de 134 metros, tinha forma octogonal e para a sua construção usaram-se grandes blocos de vidro e blocos de mármore montados com chumbo fundido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.