Quais foram as descobertas de Isaac Newton

Quais foram as descobertas de Isaac Newton
Imagem: polemicascmm.blogspot.pt

Provavelmente você já ouviu falar de Isaac Newton, uma das personalidades históricas mais importantes na área da ciência. Nasceu em 1642 na pequena localidade de Woolsthorpe-by-Colsterworth, Inglaterra, e ao longo da sua vida realizou vários estudos físicos e matemáticos, tendo sido também teólogo, filósofo, astrônomo e alquimista. Sua obra mais importante chama-se Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em latim) e é nela que apresenta a teoria do movimento dos corpos - a qual ficou retratada com a história da queda da maçã. Faleceu em 1727 aos 84 anos deixando um legado científico de valor inestimável para a evolução da ciência. Se você pretende saber quais foram as descobertas de Isaac Newton, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

Lei da gravitação universal. Conta a história que Isaac Newton se deu conta da gravitação quando, sentado à sombra de uma macieira, uma maçã lhe caiu em cima da cabeça. Verdade ou lenda, de fato ele começou refletindo acerca do porquê dos objetos caírem e, após vários estudos, concluiu que isso acontece porque a Terra atrai os corpos para ela. Percebeu também que, de uma forma mais geral, todos os corpos com massa atraem corpos que também possuem massa. Esta é a razão por que caminhamos na terra em vez de pairarmos no ar, que os gases quentes do sol se mantêm em torno dele, que a Lua causa as marés, e muitos outros exemplos.

Imagem: obviousmag.org
2

Refração da luz. Em 1665 Isaac Newton realizava experiências com um prisma de vidro de forma a estudar a luz. Nesse tempo acreditava-se que as cores eram um "efeito de superfície", no entanto este cientista percebeu que, na verdade, elas resultam da decomposição da luz ao passar de um meio para outro com diferentes índices de refração, e que a luz branca é, na verdade, composta por todas as cores. Chegou a essa conclusão fazendo incidir luz branca, proveniente do sol, em uma face de um prisma de vidro polido, e observou como, em uma das outras face, essa luz se desfragmenta em várias cores, criando aquilo a que chamou de espectro.

Imagem: 1643.tumblr.com
3

Telescópio refletor. Por consequência da descoberta anterior, Newton criou um telescópio refrator para resolver o defeito da aberração cromática gerada por todos os telescópios refratores da época, que usavam lentes acromáticas. Assim sendo, ele colocou na parte inferior do tubo do telescópio um espelho côncavo, e a 45º um espelho plano, que refle a luz para uma lente ocular colocada de lado. Este telescópio com 15 cm de comprimento, que ficou conhecido como Telescópio Newtoniano, criava imagens nove vezes maiores que os telescópios refratores da época, cerca de quatro vezes mais longos.

Imagem: media.escola.britannica.com.br
4

Teorema binomial. Durante os seus estudos matemáticos, Newton deu origem a uma outra descoberta: a do binômino de Newton, pertencente ao teorema binominal. Nesta teoria ele defende que um binômino (ou seja, a soma de dois monômios) elevado ao quadrado é igual ao quadrado do primeiro monômio mais duas vezes o primeiro multiplicado pelo segundo monômio e somado ao quadrado do segundo. Ou seja: (a + b)2 = a2 + 2ab + b2. Esta é a base da lógica que permite calcular a enésima potência de um binômino de forma mais simplificada do que o que acontecia até essa época.

Imagem: conceito.de

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais foram as descobertas de Isaac Newton, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.