Quais foram as descobertas de Aristóteles

Quais foram as descobertas de Aristóteles
Imagem: talentinontwikkeling.blogspot.pt

Aristóteles foi um importante filósofo grego que se interessava pelos domínios da física, metafísica, poesia e drama, música, lógica, retórica, biologia, zoologia, ética e governação e o fundador do Liceu, local onde se reuniam membros filosóficos e administravam aulas ao público.

Foram muitas as suas descobertas e as teorias que criou, ainda que tenham sido ultrapassadas e hoje totalmente desmentidas por novos cientistas. No entanto, desempenhou na altura um importantíssimo papel na sociedade e na ciência e daí ainda hoje ser estudado e lembrado. Veja nesse artigo de umComo.com.br quais foram as descobertas de Aristóteles.

Lógica

No campo de estudos da lógica, Aristóteles estabeleceu a primazia da lógica dedutiva, criando uma teoria que permaneceu como verdadeira durante 2000 anos, tendo sido estudada ao longo dos mesmos.

Na tentativa de criar uma estrutura para avaliação da veracidade de proposições, o filósofo criou então a teoria do Silogismo, com a qual tenta caraterizar as formas de silogismo e determinar se estas são válidas ou não, estabelecendo formas de interferência. Isto é, Aristóteles tentava definir o que efetivamente decorre de algo e o que apenas aparentemente ocorre.

Imagem: defnarede.com

Física

No que diz respeito à área da Física, Aristóteles defendia a existência de forças distintas na Terra e no Espaço Celeste. Acreditava que o movimento de objetos no sentido vertical tinha origem natural, ao contrário do movimento de objetos na horizontal, que já requeria uma força de sustentação.

Assim, e segundo descreveu na sua obra O Céu, o movimento é uma mudança de lugar que pressupõe uma causa, sendo este circular, retilíneo ou uma junção dos dois. Nenhum objeto poderia adquirir movimento sem que se exercesse uma força sobre ele. Por fim, instaurou ainda que repouso e movimento são dois fenômenos totalmente opostos, pois se um corpo estiver em repouso, e nenhuma força for exercida sobre o mesmo, ele permanecerá nesse mesmo estado.

Imagem: luznafisica.wikidot.com

Ótica

No que diz respeito à ótica, Aristóteles ousou refutar as teorias de Empédocles e Platão, criando uma nova, a Teoria da Transparência, que defendia que a luz era apenas uma qualidade acidental de corpos transparentes, que era revelada pelo fogo.

Desta forma, a ótica era vista através de uma teoria matemático-quantitativa da cor, sendo que os olhos mediam a intensidade da luz.

Imagem: vesoftware.com.br

Química

Na área da química Aristóteles afirmou que o espaço era composto por continuum, material divisível ao infinito, e todo o material seria composto por 4 elementos - terra, ar, água e fogo, tendo na sua base uma matéria impossível de isolar. Esta matéria seria então a propriedade capaz de transmitir as 4 qualidades primárias - quente, frio, úmido e seco.

Imagem: quimlab.com.br

Astronomia

Aristóteles seguiu a linha do geocentrismo e definiu o cosmos como uma grande esfera finita à qual estavam presas as estrelas. Dentro dela, estariam outras esferas pertencentes aos planetas, inclusive a Terra, e que estes girariam em seu torno, planeta imóvel no centro do sistema.

Imagem: peripateia.blogspot.com

Biologia

No campo da biologia Aristóteles estudou e analisou inúmeros animais terrestres e aquáticos, tendo escrito diversas obras onde expunha as suas descobertas e análises. Foi o percursor da ictiologia (ciência que estuda os peixes), tendo catalogado mais de 100 espécies e descrito o seu comportamento e contribuiu muito para a evolução da piscicultura e da aquariofilia.

Hoje acredita-se que Aristóteles "descobriu" o DNA, pois identificou a forma, ou seja, o eidos preexistente no pai que é então reproduzido na sua prole.

No que diz respeito à reprodução humana, o filósofo defendia que o sexo masculino era ativo e responsável por levar vida ao sexo feminino, que era então passivo e inerte. Acreditava ainda que as mulheres jamais se deveriam relacionar com os esposos em nível de igualdade, defendendo contudo que uma sociedade só poderia ser feliz se as mulheres o fossem também.

Relativamente à homossexualidade, Aristóteles via-a como perigosa, sendo apenas aceite em Creta, local onde se verificava uma superpopulação e, então, se justificava esta prática. Dividia ainda a homossexualidade em congênita anormal, nascida com a pessoa, ou vício homossexual adquirido, proveniente do hábito.

Imagem: abfhib.org

Psicologia

Na área da psicologia Aristóteles defendeu a existência da alma e distinguiu animais superiores precisamente pela posse da mesma. Dissociava o mundo animado, vivente, do mundo inorgânico, não possuidor de alma.

Acreditava ainda que a memória estava relacionada com a semelhança ou diferença de um fato que tinha lugar na atualidade com um do passado, assim como com a sua relação no tempo e espaço.

Foi o pai do associacionismo, que defendia a existência de uma "tábua rasa" onde eram impressas as sensações vividas.

Imagem: kdfrases.com

Ética

Aristóteles foi considerado o fundador da Ética, tendo debruçado suas aulas sobre a mesma e acreditando que esta poderia melhorar nossas vidas. Colocava no centro das práticas éticas virtudes como a coragem, a justiça, a temperança, etc, defendendo sempre que qualquer ação, qualquer atitude que tenhamos deverá buscar o bem, sendo o bem a finalidade de qualquer ato.

O filósofo defendia portanto uma vida de regras e práticas que desenvolviam habilidades deliberativas, emocionais e sociais, a fim de buscar um equilíbrio de bens como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza.

Imagem: antoniogarcianeto.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais foram as descobertas de Aristóteles, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.