Entrar para a faculdade

Quais as vantagens de fazer o ENEM

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 11 fevereiro 2021
Quais as vantagens de fazer o ENEM
Imagem: indiabix.com

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada em todos os estados do Brasil, com o objetivo de avaliar a educação brasileira e criar oportunidades para os estudantes que concluíram ou estão fazendo o Ensino Médio. Fazer o ENEM e conseguir uma boa nota exige uma grande quantidade de estudo e preparação, mas antes de se inscrever, você deve saber quais são os benefícios que esse exame pode te proporcionar. Para ajudá-lo em suas escolhas, o umComo.com.br preparou este artigo que demonstra quais as vantagens de fazer o ENEM.

Também lhe pode interessar: Como entrar na faculdade privada

Os benefícios de fazer o ENEM

O ENEM é uma das provas mais difíceis do Brasil, por concentrar grande carga de conteúdo e ser excessivamente cansativa. Porém, fazendo o ENEM, você pode obter diversas dessas vantagens:

  • Ingressar em diversas universidades públicas brasileiras e portuguesas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada).
  • Entrar em diversos cursos técnicos do Pronatec, programa que oferece profissionalização de qualidade em diversas áreas gratuitamente.
  • Garantir bolsas de estudo a estudantes de baixa renda em universidades particulares do Brasil pelo ProUni. Os valores de bolsa vão de 50% a 100% de desconto.
  • Conseguir financiamentos governamentais e pagar sua formação apenas depois de completa através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior).
  • Entrar para o Ciência sem Fronteiras, programa que garante bolsas de estudo de intercâmbio para graduandos e pós-graduando brasileiros no exterior.
  • Conseguir seu certificado de conclusão do Ensino Médio, para maiores de 18 anos.

Recentemente, alguns empregadores brasileiros têm usado a nota do ENEM para medir o conhecimento dos candidatos às vagas e fazer uma seleção mais profunda acerca de seus empregados.

Como usufruir das vantagens do ENEM

Após se inscrever no site do INEP, estude!

O ENEM é dividido em uma redação e quatro grandes áreas, que são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Filosofia, Geografia e Sociologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática e Lógica.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Gramática, Sintaxe, Interpretação de Texto, Literatura, Artes e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol).

Comece a estudar com antecedência de três ou quatro meses, busque os conteúdos na internet, faça exercícios de livros didáticos, veja aulas gratuitas no Youtube, procure professores para tirar suas dúvidas, ou seja, meça esforços e corra atrás de seus objetivos.

Depois de estudar, você deve fazer o ENEM. É uma prova de dois dias, com 90 questões em cada e uma redação no segundo dia. Fique atento aos detalhes, o psicológico conta muito, e saber usá-lo será uma grande vantagem. Relaxe, o estresse só te tornará mais ansioso e confuso.

Quando sua nota for divulgada, no site do INEP, poderá usá-la no FIES, ProUNI, Ciência sem Fronteiras e no SISU. O governo federal abrirá diversos sites para inscrição e uso desses programas. Com um bom resultado, você poderá aproveitar as vantagens que o exame pode proporcionar, fazendo o melhor uso do ENEM.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vantagens de fazer o ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Fique atento às condições de baixa-renda para conseguir garantir seu ProUni.
  • Após um questionário econômico no momento da inscrição, você poderá ser isento da taxa de inscrição.
  • Fique sempre atento às notícias para saber quando será a divulgação das notas!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: indiabix.com
Quais as vantagens de fazer o ENEM