Partilhar

Propriedades das lâmpadas de sal

Propriedades das lâmpadas de sal

Você tem uma lâmpada de sal em casa? Muito bem! Além de ser um elemento decorativo perfeito para qualquer o quarto ou um canto da casa, trata-se de um objeto que ajudará a melhorar a qualidade do ar ao seu redor, graças a sua composição de sais do Himalaia. Também devido às suas cores íntimas e agradáveis, é perfeita para conseguir relaxar e aliviar o estresse acumulado no dia a dia. Neste artigo do umComo vamos revelar as propriedades das lâmpadas de sal para que entenda o quão bom pode chegar a ser ter uma dentro de casa.

Também lhe pode interessar: Presente ideal para Leão em 2019

O que são as lâmpadas de sal

Estas lâmpadas vêm da cordilheira do Himalaia, uma área que se acredita que, há muitos anos, estava coberta pelo mar. Com o choque das placas tectônicas, foram levantando até à altura que conhecemos atualmente. Este é o principal motivo pelo qual nesta zona existe tanta concentração de sal, que junto com outros minerais que havia nestas pedras, possui esta cor alaranjada tão característica.

As lâmpadas de sal contam em seu interior com um bocal e costumam vir conectadas à corrente elétrica, apesar de que também existem outras projetadas para colocar uma vela em seu interior, para assim poder ativar as suas propriedades, tanto relacionadas com a purificação do ar como com seus benefícios cromáticos, que ajudarão você a relaxar e a se despedir do excesso de estresse no ambiente.

O funcionamento, como pode ver, é similar ao de uma lâmpada comum mas com a diferença básica de que sua parte externa é formada por cristais de sal do Himalaia.

Propriedades das lâmpadas de sal - O que são as lâmpadas de sal

Purificam o ar

Para entender um dos principais benefícios das lâmpadas de sal e, de fato, o mais importante, devemos antes falar da presença de íons positivos e negativos em nosso ambiente. O ar que nos envolve está repleto de ambos os tipos de íons, isto é, átomos que perderam ou ganharam um elétron e que se carregam pela eletricidade.

Atualmente estamos em uma sociedade cheia de dispositivos elétricos e eletrônicos que promovem a liberação de íons positivos em nossa atmosfera; isso é conhecido pelo nome de "contaminação eletrônica". Os televisores, computadores, telefones celulares, tablets, etc., que temos em nosso lar desestabilizam os íons ambientais, aumentando os positivos em detrimento dos negativos.

Os negativos são os íons produzidos pela natureza para aliviar a contaminação do ar, por isso atraem as partículas que estão carregadas de forma positiva para neutralizá-las e diminuir as características que são prejudiciais. O que ocorre atualmente é que a proliferação dos íons positivos é bem mais elevada do que antes e, portanto, não há suficientes íons negativos na atmosfera para limpar esta contaminação.

De fato, nesta época moderna estamos rodeados de frequências vinte vezes mais altas do que as que nosso cérebro consideraria como adequadas para o seu correto funcionamento; isso faz com que a nossa saúde seja afetada, causando, por exemplo, alergias, insônia, asma, estresse, entre muitos outros problemas.

As lâmpadas de sal emitem íons negativos no ambiente e, portanto, conseguem neutralizar os positivos existentes em um ambiente concreto, purificando o ar e tornando-o adequado para a vida humana. Isso acontece porque o cristal do sal contém uma propriedade para absorver a umidade do ar e, ao evaporar com o calor da lâmpada acesa ou da vela, é quando se produz essa liberação de íons negativos. Este é o principal benefício das lâmpadas de sal que, inclusive, chegaram a ser batizadas como as "vitaminas do ar" graças a esta propriedade.

Propriedades das lâmpadas de sal - Purificam o ar

Potenciam o relaxamento

Mas, além da propriedade que acabamos de contar, que já é muito boa, as lâmpadas de sal estão vinculadas a outro benefício relacionado com a cromoterapia, devido a sua cor natural. A luz cálida que este tipo de lâmpada produz é ideal para tratamentos de relaxamento, potenciando ambientes ideais para a meditação ou o descanso.

A cromoterapia, como seu nome indica, consiste na terapia da cor, isto é, no uso de diferentes tons para conseguir melhorar alguns estados do corpo humano, sejam eles de humor ou físicos. O princípio desta ideia baseia-se em que as emissões de luz trazem diferentes energias para as nossas células dependendo do tom utilizado; sendo assim, os efeitos terapêuticos das cores da lâmpada de sal são os seguintes:

  • Laranja: é a cor que potencia a segurança, relaxa o sistema nervoso e ativa a mente, conseguindo despertar a criatividade;
  • Amarelo: aumenta a compreensão intelectual;
  • Vermelho: desperta o coração, a paixão e a força vital;
  • Rosa: ativa o amor, abrindo o aspecto emocional de cada um de nós;
  • Branco: é a cor ideal para a cura. Consegue trazer novas ideias e estimular a limpeza.

Estas são as principais cores das lâmpadas de sal que, como pode ver, podem ajudar em seu humor.

Propriedades das lâmpadas de sal - Potenciam o relaxamento

Usar lâmpadas de sal

Para aproveitar estes benefícios das lâmpadas de sal terá que, simplesmente, colocar uma no interior de seu lar. Desta forma conseguirá eliminar o ambiente de íons positivos ao liberar os negativos cada vez que acender a luz/vela. Esta liberação é proporcional ao tamanho da lâmpada, portanto, em espaços amplos recomendamos que estas lâmpadas sejam grandes e, em espaços menores, pode optar por outras de menor tamanho.

As que tiver no dormitório terão que estar acesas à tarde ou noite, antes de dormir, para assim conseguir purificar o ar onde dormirá e conseguir um descanso melhor, um relaxamento maior e um meio mais limpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades das lâmpadas de sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Propriedades das lâmpadas de sal

Propriedades das lâmpadas de sal
1 de 4
Propriedades das lâmpadas de sal

Voltar ao topo da página