Porque se usa a burca

Porque se usa a burca
Imagem: literatura.atarde.uol.com.br

Burca é uma peça de roupa islâmica, usada por mulheres, que cobre todo o seu corpo, contendo apenas uma rede na zona dos olhos para que estas consigam enxergar.

Este é um costume tradicional em países islâmicos, no entanto é bastante controverso pelo resto do mundo, criando várias curiosidades, questões, inquietações e opiniões sobre ele.

Nesse artigo de umComo.com.br explicamos-lhe porque se usa a burca.

Os motivos

Os motivos pelos quais as mulheres usam a burca são vários e nem todas o fazem pelas mesmas razões.

Não esquecendo que é uma questão cultural e tradicional, muitas mulheres usam também a burca para se protegerem, pois em países como o Afeganistão, por exemplo, o índice de rapto de mulheres e crianças é bastante elevado e, usando essa veste, elas escondem sua idade e aparência e se sentem mais seguras.

Outro motivo é a anonimidade. A burca permite que a identidade das mulheres passe despercebida quando elas são forçadas a pedir esmola ou mesmo quando fazem limpezas em casa de outras pessoas. Da mesma forma que estas têm a possibilidade de circular nas ruas protegidas dos olhares dos homens, pois as suas formas ficam ocultas sob a burca. Essa é também uma forma de estas se afirmarem como mulheres inteligentes e não objetos de prazer, forçando os homens a respeitá-las não pelo seu corpo mas pela sua mente.

Uma outra razão é a honra da família, pois a burca simboliza também a pureza de uma mulher e a ausência da veste pode denegrir o bom nome do homem da família, tornando-o mesmo rejeitado pela sociedade.

Por fim, o motivo mais evidente, a religião. O Islamismo defende que a mulher deve ser modesta no seu modo de vestir, usando assim a burca para ocultar as suas formas e para que estas passem mais despercebidas.

Imagem: diarioinsano.com.br

A burca, uma opção

No entanto, e cada vez mais, o uso da burca é uma opção da mulher. Ainda que ela possa ter que enfrentar alguns problemas e rejeições, ela não é obrigada a usar a veste.

No resto do mundo, especialmente em países Ocidentais, este costume tem gerado grande controvérsia, tendo mesmo sido proibido o uso de burca em França, por exemplo, pois este pode ser um modo de disfarce de malfeitores, que inibe a polícia de detetá-los, identificá-los e reconhecê-los.

Imagem: brazilcomz.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque se usa a burca, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.