Partilhar
Partilhar em:

Por que os irmãos mais velhos são mais inteligentes

É provável que alguma vez tenha escutado que os irmãos mais velhos são mais inteligentes que os irmãos mais novos, e se é o irmão mais novo, é possível que não ache isto muito engraçado. É claro que esta afirmação é bastante subjetiva e se se realizar uma avaliação global é provável que poderão encontrar diferentes pontos fortes e fracos entre os irmãos mais velhos e mais novos. Mas em termos de intelecto e outras qualidades como as de liderança, os irmãos mais velhos estarão acima. De seguida, em umCOMO vamos explicar por que os irmãos mais velhos são mais inteligentes.

Os irmãos mais velhos são melhores líderes

Existem muitas pesquisas que nos mostram como os irmãos maios velhos tendem a ser melhores figuras de autoridade, pelo menos em relação aos seus irmãos e irmãs. Este é um traço dominante na sua realidade, já que lhes prepara para postos de liderança em sua vida fora do núcleo familiar. Portanto, um irmão mais velho tende a gerir melhor as situações profissionais e a ter mais controle e poder.

Mostra sua inteligência sendo guia

Os irmãos mais velhos podem ser mais inteligentes. A genética não tem nada a ver, mas as crianças mais velhas costumam ter o papel de tutor, mentor ou guia de seus irmãos mais novos. Isto vai ajudá-los a reter mais informação para si mesmos e a estabelecer esse papel de "quem sabe mais que os irmãos mais novos".

Em um estudo realizado com 250.000 noruegueses descobriu-se que os homens que eram primogênitos nas suas famílias tinham um QI médio de 2'3 pontos acima dos seus irmãos mais novos. Embora seja verdade que não se pode generalizar com o resto do mundo ou de famílias, não podemos negar que se trata de um dado muito interessante.

Uma maior responsabilidade dá uma maior inteligência

Ser guia dos irmãos mais novos pode ter efeitos surpreendentes nos irmãos mais velhos e em sua inteligência. De acordo com algumas pesquisas, os irmãos mais velhos são geralmente mais responsáveis, mais obedientes e têm uma maior orientação à lealdade à família. Isto pode ser assim porque quando os pais estão sozinhos com o primogênito, antes de nascerem os irmãos seguintes, podem dedicar mais tempo à educação emocional e intelectual (estimulação precoce) dos filhos mais velhos.

Seguem as regras

Quando se seguem as regras se interiorizam melhor os conhecimentos e portanto aumenta a inteligência. De acordo com um artigo de 2003 publicado pelo belga e psicólogo Vassilis Saroglou e seu colega também belga Laure Fiasse na revista Personality and Individual Differences, o irmão mais velho costuma ser mais convencional, competitivo e responsável, o que significa que rara vez quebra as regras. Os irmãos mais novos, pelo contrário, costumam mostrar sinais de rebeldia.

Os irmãos mais velhos, portanto, centram-se mais em fazer as coisas corretamente e em melhorar seu comportamento. Isso ajuda-os a prestarem mais atenção nas coisas que fazem e deste modo, também estarão aumentando sua inteligência. Os irmãos mais novos, por outro lado, podem estar mais centrados em quebrar as regras e conseguir o que querem, para viver sua vida à sua maneira.

Os irmãos mais velhos costumam ser mais bem-sucedidos

Como os irmãos mais velhos são mais inteligentes, também podem ser mais bem-sucedidos em sua vida e além disso, aprenderão a ter uma maior Inteligência Emocional ao entender e simpatizar com os sentimentos dos seus irmãos mais novos. Uma boa combinação de Inteligência com Inteligência Emocional fará com que os irmãos mais velhos sejam mais inteligentes em todos os aspectos e portanto, sejam pessoas mais bem-sucedidas no futuro.

De acordo com um estudo de 2015, os irmãos mais velhos costumam ser mais conscientes, o que significa que estão mais organizados, mais orientados a objetivos e por isso tendem a fazer melhores coisas na vida. Também tendem a ser mais agradáveis graças à empatia, chave para o sucesso.

Se gostou de saber por que os irmãos mais velhos são mais inteligentes, confira também as 12 vantagens de ter um irmão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os irmãos mais velhos são mais inteligentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que os irmãos mais velhos são mais inteligentes

1 de 3