Por que no Brasil não neva? - Não é bem assim...

Por que no Brasil não neva? - Não é bem assim...
Imagem: Neve em São Joaquim (SC)

Não é bem verdade dizer que no Brasil não tem neve já que existem registros históricos, jornalísticos e meteorológicos que comprovam que sim, pode nevar no Brasil. No entanto, esse é um fenômeno possível para algumas regiões do país e cada vez mais é considerado algo inédito diante às mudanças climáticas. Neste artigo do umCOMO reunimos informações para explicar a perspectiva sobre porque no Brasil não neva e todas as dúvidas e curiosidades que estão relacionadas a neve no Brasil e em outros países como Estados Unidos, Argentina e o continente da Europa.

Como se forma a neve

A melhor maneira de entender porque a neve no Brasil é um fenômeno raro é compreendendo como a neve acontece e porque:

  1. Nuvens, que são feitas de vapor d'água, quando estão em uma atmosfera onde as temperaturas são negativas (abaixo de 0ºC), criam os cristais de gelo;
  2. Quando estes cristais se unem eles formam aqueles que são conhecido como flocos de neve.
  3. Quando eles caem, no fenômeno que geograficamente é conhecido como precipitação, como gelo, acontece então a neve.

Por que a neve é branca?

Os flocos são água congelada e portanto são transparentes. No entanto, quando se concentram em grande quantidade, eles têm uma forte capacidade de refletir a luz e isso aparece como a cor branca.

Diferença entre neve, geada e granizo

A geada branca pode aparecer em dias bonitos, quando não há nenhuma nuvem no céu, e muitas vezes é confundida com neve. A diferença mais simples é que a neve forma-se das nuvens a partir do vapor d'água cristalizado, enquanto a geada, apesar de também vir do vapor d'água, já está no chão e se cristaliza em alguma superfície.

O granizo, por sua vez, é a precipitação de água que se solidifica nas nuvens por correntes de ar fria, o que não influencia a temperatura do ambiente.

Por que no Brasil não neva igual nos países europeus?

A neve é mais comum na Europa, nos Estados Unidos e em outros países do Hemisfério Norte pelo fato de que grande parte do território destes lugares se encontra em latitudes maiores e mais próximas aos polos, explicando o fenômeno das temperaturas mais baixas em épocas características de frio.

Quanto maior for a altitude, maiores são as chances de nevar, já que isso significa que as temperaturas são mais baixas e então há menos chances de que a neve derreta antes de chegar à terra.

O Brasil fica bem mais próximo à linha do Equador, que divide o globo terrestre bem na metade vertical. Por estar bem no meio, de acordo com o movimento de rotação da terra, os países que estão mais próximos a essa linha imaginária recebem mais incidência dos raios solares. Isso quer dizer que quanto mais distante está uma região da linha do equador (e mais próximo aos pólos, consequentemente).

Contudo, não são apenas a latitude e altitude, além da temperatura, que explicam a neve em determinadas regiões. As correntes marítimas também influenciam trazendo massas de ar quente ou frio. O mesmo vale para fatores geológicos como montanhas, por exemplo, que são barreiras naturais que podem impedir a chegada dessa massa de ar frio, formando então os 'picos nevados'.

Ou seja, regiões com a mesma latitude ou altitude não têm as probabilidades de nevar iguais, estes outros fatores também influenciam.

Apesar de ser considerado de majoritariamente tropical a extensão territorial do Brasil faz com que ele seja subdivido em tipos de clima (veja no mapa abaixo), isso explica porque em algumas partes do Brasil pode nevar e em outras isso é realmente impossível.

Dica: para saber quais são os países que não nevam, tente imaginar o mapa em sua cabeça e lembre-se que quanto mais próximos à linda do Equador, menores as chances de nevar.

Neve no Natal

Consumimos muita cultura do hemisfério norte, sobretudo dos Estados unidos, e isso construiu no imaginário de tantos brasileiros uma imagem que relaciona a época do Natal com a neve por causa de filmes, séries e outros produtos. A explicação para isso é que o Natal no hemisfério norte acontece no inverno, enquanto estamos em pleno verão brasileiro. Trata-se de uma questão de influência cultural.

Veja mais em: Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

E por que na Argentina neva e no Brasil não?

Apesar de estar literalmente colada no Brasil, grande parte do território argentino localiza-se mais ao sul da América do Sul, voltando à explicação da latitude. O país fica muito mais próximo ao Polo Sul, na Antártida, e também recebe massas polares que podem resultar em frentes frias.

Na verdade, assim como acontece no Brasil, não se neva normalmente em toda a Argentina, o que acontece é que o país está mais ao Sul e tem mais regiões que condizem às condições ideais para nevada. Na capital Buenos Aires, por exemplo, não é comum nevar, embora já tenha acontecido.

Quem deseja ver neve na Argentina deve visitar o país durante o inverno e optar por algum destino típico de neve para não correr o risco de não ver. Alguns dos destinos de neve mais conhecidos na Argentina são Bariloche, Mendoza, Ushuaia, San Martín de Los Andes e Villa la Angostura.

Curiosidades: O que aconteceria se a Terra parasse de girar

Imagem: Ushuaia, na Argentina

Neve no Brasil: qual o motivo desse fenômeno?

No Brasil, pode nevar quando chega uma frente fria com uma massa de ar polar que abaixa as temperaturas de forma abrupta junto às condições já comentadas aqui. Além de estar mais ao sul, as regiões típicas de neve no Brasil também têm fatores geológicos que contribuem para o fenômeno.

Lugares que nevam no Brasil

É mais comum nevar em cidades do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mesmo assim, a região sudeste também tem registros de neve em regiões mais ao Sul dos estados ou montanhosas, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, por sua vez, é comum a incidência de geadas. Quanto à neve no nordeste, não há registros, nem possibilidades considerando as circunstâncias atuais. O mesmo vale para a região amazônica.

Algumas da cidades mais conhecidas por um histórico frequente ou raro de neve são:

Santa Catarina

  • São Joaquim
  • Urupema
  • Urubici
  • Bom Jardim da Serra
  • Lages
  • Curitibanos
  • Itápolis
  • Cambirela
  • Abitápolis
  • Chapecó
  • Blumenau

Rio Grande do Sul

  • São José dos Ausentes
  • Bom Jesus
  • Cambará do Sul
  • Vacaria
  • São Francisco de Paula

Paraná

  • Guarapuava
  • Cascavel
  • Cruz Machado
  • Inácio Martins
  • Ponta Grossa

São Paulo

  • Campos do Jordão
  • Cunha

Rio de Janeiro

  • Itatiaia (Parque Nacional do Itatiaia).

Extremos: O que aconteceria se o Sol explodisse

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que no Brasil não neva? - Não é bem assim..., recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.