Por que meu bebê chora dormindo

Por que meu bebê chora dormindo
Imagem: evolutionaryparenting.com

As reclamações de mães e pais de que os seus bebês choram mesmo quando estão dormindo não são raras e para tudo existe uma explicação. Se você possui a dúvida por que meu bebê chora dormindo entenda melhor o assunto com as informações que o umComo.com.br tem sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Muitas vezes, os pais e mães iniciam o ritual para colocar o bebê na cama e, quando parecem que já estão dormindo, chega a hora de colocá-lo no berço. No entanto, nesse momento, o bebê começa a chorar mesmo que ainda esteja meio sonolento e os pais devem recomeçar tudo de novo. Na realidade, o pequeno não estava dormindo pra valer, embora pareça que o bebê chora dormindo, e diante da repetição dessa situação, a dica aos pais é que o ritual de adormecimento seja mais prolongado.

Aproveite e confira as nossas dicas sobre como fazer o bebê dormir em seu berço e como fazer um bebê dormir rápido.

Imagem: mamairebenok.com
2

Não existe uma regra e cada bebê é diferente, mas pode levar em média 20 minutos para que o seu filho pegue no sono de verdade, quando, então, ele pode ser acomodado no berço e os pais sentirem-se satisfeitos por poderem ir dormir também. Para se certificar de que ele está dormindo mesmo, é possível observar os sinais. Depois de pegar o bebê no colo e embalá-lo para começar a adormecer, o mais comum é que o pequeno feche as pálpebras lentamente, mas isso não significa que ele pegou no sono ainda.

3

Depois, as pálpebras fechadas do bebê tremem um pouco e a sua respiração se mantém irregular. Esses são mais alguns sinais de que ele está iniciando o sono, mas ainda não é profundo e, por isso, os seus bracinhos e mãozinhas continuam flexionadas, além de parecer que sorri, o chamado “sorriso do sono”. Mais um pouco de embalo e ele não sorri mais e o corpinho relaxa completamente. Quando finalmente a sua respiração estiver regular e superficial o sono profundo iniciou e o bebê pode ir para o berço.

4

Além dessa ocasião em que parece que o bebê chora dormindo, há aqueles momentos no meio da noite que ele acorda e começa a chorar. O mais comum é que os pais se desloquem até o berço para ninar a criança mais uma vez, a fim de que ela consiga voltar a dormir. No entanto, especialistas afirmam que os pais não devem levantar da cama todas as vezes que o bebê acordar de madrugada. Assim como os adultos, os bebês também acordam no meio da noite, mas, ao contrário das pessoas que voltam a dormir, eles choram.

Imagem: infokids.gr
5

Os bebês também devem aprender a voltar a dormir sozinhos, senão, terão dificuldade de dormir bem nos próximos anos de vida. Estudos encontraram evidências para afirmar que os bebês de pais que não recebiam atenção toda a vez que acordavam de madrugada conseguiam dormir por mais tempo e com melhor qualidade de sono. Claro que se o bebê chorar sem parar ao acordar de noite é importante observá-lo para saber se está tudo bem, pois o choro pode ter uma série de significados. Porém, ele também pode chorar um pouco e voltar a dormir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu bebê chora dormindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.