Partilhar

Por que as mulheres vivem mais do que os homens

No geral, a nível mundial, na maioria dos países as mulheres têm mais esperança de vida que os homens. Em média, costumam ser uns seis anos a mais de vida em relação ao gênero masculino. Esta média, que varia segundo a época em que nos encontremos, está comprovada cientificamente. Se estiver se perguntando por que as mulheres vivem mais do que os homens, no seguinte artigo de umComo.com.br contamos a você alguns motivos. Descubra aqui, as razões para existir uma maior esperança de vida no caso das mulheres.

Passos a seguir:
1

Questão de biologia. Estudos científicos demonstram que as mulheres são mais fortes, biologicamente falando. Atualmente, apesar de socialmente o gênero feminino continue tendo as suas complicações, as mulheres possuem uma boa saúde, no geral. A média de idade de vida dos homens situa-se entre os 75 e os 80 anos, enquanto a das mulheres está entre os 80 e os 85.

Por que as mulheres vivem mais do que os homens - Passo 1
2

A boa saúde vem desde a gestação. O gênero feminino costuma se desenvolver mais rapidamente durante o período de gestação, enquanto o masculino passa por um processo mais lento durante o desenvolvimento uterino. Para alguns médicos, este processo lento causa o desenvolvimento incompleto dos órgãos, que tendem a morrer mais cedo.

3

Riscos. No geral os homens são menos imprudentes, o que os leva o cometer mais loucuras ou a enfrentar situações mais perigosas. As mulheres, por outro lado, costumam ser mais cautelosas e menos arriscadas, não se expõem tão facilmente aos riscos. Segundo alguns especialistas, este fato também tem uma explicação científica: é que o lóbulo frontal do cérebro -parte responsável pelo cálculo de riscos, entre outras funções- costuma se desenvolver mais lentamente nos homens que nas mulheres.

4

Outro motivo pelo qual podemos explicar que as mulheres costumam viver mais do que os homens está no aparecimento tardio de doenças cardiovasculares no caso delas. Enquanto o gênero masculino costuma enfrentar esses problemas entre os 30 ou os 40 anos, as mulheres costumam sofrer este tipo de problemas de saúde uns 10 anos mais tarde. Uma das explicações científicas para isso é a menstruação. Ao chegar na menopausa a mulher fica mais "desprotegida" e é mais vulnerável a este tipo de doenças. O estrogênio produzido durante a menstruação faz com que as artérias sejam mais fortes e flexíveis.

5

Ainda que pareça mentira, a longevidade da mulher também vem dada pelo poder de estabelecer vínculos e laços sociais bem mais fortes que os homens. Os sentimentos, a vontade de viver e de lutar, costumam ser mais próprios da mulher. Por isso, manter as amizades ativas e as ligações sociais durante uma certa idade ajuda a aumentar a qualidade de vida e, com ela, a esperança de vida.

6

Por último, e não menos importante, é importante referir que o gênero feminino costuma se cuidar muito mais que o masculino. Não é só a questão da estética, mas também de saúde. Cuidar da pele, praticar esporte, fazer revisões médicas para controlar, por exemplo, o colesterol, ou manter uma dieta saudável e equilibrada, ajudam a melhorar a vida das células. É verdade que isso está começando a mudar, mas o mais provável é que em alguns anos a esperança de vida entre homens e mulheres tenha se igualado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as mulheres vivem mais do que os homens, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Por que as mulheres vivem mais do que os homens

1 de 4

Voltar ao topo da página